Audio Marketing: veja por que apostar nessa tendência

Audio Marketing: veja por que apostar nessa tendência

 

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Quando falamos em marketing — e especialmente no marketing digital —, inovação é uma regra que deve ser seguida sempre. Para sair na frente dos concorrentes e ser visto como a referência pelo público, é preciso estar atualizado e colocar em prática as soluções que não param de surgir. Um dos conceitos da vez é o Audio Marketing.

Neste texto que a WEBi preparou para você hoje, nós apresentaremos o Audio Marketing e mostraremos suas vantagens, além de explicar por que ele tem ganhado tanto destaque e diferenciar seus principais formatos. Continue a leitura abaixo e confira!

 

O que é Audio Marketing — um breve histórico

A definição segue à risca o que o nome já sugere: apostar no Audio Marketing é fazer o uso do áudio para elaborar ou complementar alguma ação de marketing. Ainda que o conceito esteja ganhando cada vez mais atenção de uns anos para cá, ele não é — de certa forma — algo tão recente assim.

Isso porque o rádio, o qual tem o áudio como base, foi o primeiro meio de comunicação em massa do mundo. As primeiras marcas e empresas do mundo a fazerem anúncios no rádio já estavam, de uma forma mais primitiva, fazendo Audio Marketing.

Contudo, alguns anos após a inquestionável dominância do rádio, a televisão veio e trouxe consigo a hegemonia do vídeo. Todos os maiores nomes do mercado então migraram para os comerciais de TV. E assim tem sido por algum tempo na internet também, onde o vídeo possui espaço considerável, sendo uma das formas de mídia mais consumidas pela maioria dos usuários.

Porém, o áudio voltou a crescer…

 

O crescimento do áudio na internet

O volume de produção de episódios e mais episódios de podcasts já deveria, por si só, ser um forte indicativo do crescimento do áudio na internet. Para se ter uma ideia, hoje eles já estão ganhando considerável destaque até nas páginas iniciais de plataformas de streaming como o Spotify, por exemplo.

Mas, para confirmar ainda mais, vamos aos números. Alguns dos dados que comprovam de maneira concreta o quanto o áudio já cresceu e ainda tem muito mais a crescer, de acordo com artigo da Rock Content, são:

 

  • De acordo com previsões da empresa de pesquisa e consultoria Gartner, no ano de 2020, 30% das sessões de navegação dos consumidores serão mediadas pelo uso da voz;

 

  • A Nielsen Media Research divulgou um relatório dizendo que a transmissão de áudio sob demanda cresceu mais de 75% em 2016;

 

  • Segundo informações do próprio Google, pelo menos 20% das pesquisas por celular em 2017 foram buscas de voz.

 

4 vantagens do Audio Marketing

Ok, o áudio está crescendo na internet e sendo escutado por cada vez mais pessoas. Mas onde exatamente o Audio Marketing entra nisso? Quais são as vantagens de apostar neste tipo de marketing, seja através da produção de conteúdo em áudio ou pelos anúncios em podcasts, por exemplo? Veja na sequência:

 

1. Facilita a vida do usuário

A primeira grande vantagem dos conteúdos em áudio é a facilidade que eles trazem para as vidas dos usuários que os consomem. Isso porque o formato permite que os usuários deem um simples play e absorvam o conteúdo. É inegável que isso é muito mais fácil que parar e ler um artigo de 2 mil palavras de uma só vez, por exemplo.

 

2. Consumo de conteúdo mesmo estando ocupado

Essa vantagem é praticamente um complemento da anterior. Por facilitar o consumo e ainda permitir que o usuário simplesmente escute o assunto em questão, o conteúdo em áudio pode ser consumido ao mesmo tempo em que se realiza outras tarefas, incluindo trabalho, limpeza da casa e até quando se está preso no trânsito.

 

3. Aumenta o engajamento

Uma coisa é fato: qualquer conteúdo que seja pelo menos um pouco diferente do habitual já chama a atenção de quem o vê. E conteúdos que se destacam naturalmente recebem mais engajamento, seja através de uma curtida, um comentário, um compartilhamento ou até um feedback do público.

Em uma internet em que o áudio não para de crescer como tendência, uma maneira de ter destaque e mais engajamento é oferecer conteúdo em áudio antes dos concorrentes.

 

4. Possibilidade de captura de leads

A última vantagem que trouxemos em relação ao Audio Marketing é a possibilidade que ele oferece de captar mais leads. Hoje a maioria dos produtores de conteúdo que oferece o seu player de áudio em seus textos exige que o usuário entre com um e-mail antes de escutar o post, algo semelhante a uma “mini landing page”.

Além de conquistar mais um lead, você pode aproveitar isso para ter o contato mais preciso com seu público. De acordo com o conteúdo de interesse do usuário, é possível incluí-lo em algum fluxo de automação específico, entregando conteúdos de valor para ele.

 

Posts em áudio x Podcasts

Agora que nós já mostramos o crescimento do poder do áudio na internet, introduzimos o Audio Marketing e falamos sobre suas principais vantagens, é de extrema importância falar também dos dois formatos de conteúdo em áudio mais utilizados na internet atualmente: os posts em áudio e os podcasts.

Já passou a época em que os podcasts eram uma novidade em crescimento. Hoje eles já estão entre os conteúdos mais consumidos da internet e estão completamente consolidados por toda a web. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Ibope revelou que, até o ano passado, 40% dos brasileiros de classe A, B e C já tinham ouvido um podcast pelo menos uma vez.

Posts em áudio, por sua vez, se aproveitam de uma das principais vantagens que citamos anteriormente: a possibilidade de serem consumidos enquanto os usuários estão ocupados com outras atividades. Dados de um estudo feito pela Vooozer revelaram que mais de 80% dos usuários dizem que não conseguem ler todos os conteúdos que gostariam. Posts em áudio resolvem esse problema.

Aqui na WEBi, inclusive, nós também começamos a trabalhar com posts em áudio (assim como este que você está lendo agora), além de já implementarmos para alguns de nossos clientes. Se você gosta dos nossos conteúdos, a partir de hoje será possível escutá-los também!