Apenas 2% das empresas do Brasil aproveitam o potencial do marketing digital

Apenas 2% das empresas do Brasil aproveitam o potencial do marketing digital

Qualquer pessoa que tem o mínimo conhecimento sobre marketing entende o tamanho do potencial do marketing digital. Diversos estudos mostram, na teoria, como ele pode entregar resultados expressivos para praticamente qualquer empresa. Nós, inclusive, temos todo um material que fala exatamente sobre isso — o Guia do Investimento em Marketing. Com base em estudos, ele mostra uma comparação dos meios digitais com os meios tradicionais.

Por outro lado — na prática — quem mostra a eficiência, os resultados e todo o potencial do marketing digital não são os estudos; somos nós. Parceiros de diferentes segmentos viram e continuam vendo resultados concretos que o inbound marketing da WEBi foi capaz de entregar. Alguns de nossos principais cases você pode conferir aqui e aqui.

Contudo, ainda que muitas agências ou equipes internas façam um ótimo trabalho, a grande maioria das empresas no Brasil ainda não aprendeu a aproveitar o potencial do marketing digital. É exatamente isso que diz um apanhado de estudos feitos tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina e também da Europa. Estas pesquisas compararam dados de ambos os continentes.

No texto que preparamos para você hoje, nós falaremos sobre estes estudos e sobre como a maioria das empresas brasileiras ainda não aproveita plenamente o marketing digital, além de mostrar — com números — todas as possibilidades que ele tem. Por fim, vamos te mostrar também como nossas ações podem ajudar a sua empresa na missão obrigatória de passar por uma transformação digital.

Boa leitura!

 

O que dizem os estudos — você provavelmente não está

Em 2018, o “The Boston Consulting Group” divulgou uma pesquisa realizada com um pouco mais de 60 empresas brasileiras de 10 segmentos diferentes. O resultado? O estudo (que, vale dizer, foi apoiado pelo Google), revelou que 55% das empresas estão em um “estágio emergente”, 37% estão “conectadas” e 6% são consideradas “nascentes”.

Somando estes números temos um total de 98% de todas as empresas entrevistadas. Por fim, apenas o restante tem pleno aproveitamento das ações de marketing digital.

Você entende o que isso quer dizer? Em outras palavras, apenas 2% das empresas do país aproveitam o potencial do marketing digital em sua totalidade. Um dos sócios da empresa por trás do estudo ainda afirmou que “apenas 23% das empresas integram os dados on e offline. 59% delas sequer possuem integração dos dados online”.

Esses números já assustam por si só, mas eles ficam ainda piores quando consideramos o crescimento do marketing digital ao redor do mundo. E, para se ter uma ideia do tamanho da gravidade, nem precisamos ir tão longe. 

De acordo com outro relatório, feito pela empresa de consultoria de gerenciamento Oliver Wyman, as cidades brasileiras mais preparadas para rupturas tecnológicas (incluindo o marketing digital e seus resultados) estão todas atrás de algumas das capitais da América Latina, como Santiago e Bogotá.

 

O verdadeiro potencial do marketing digital — em números

Ainda que o assunto esteja em alta e muitas pessoas já tenham uma noção dos resultados que o marketing digital pode entregar, continua havendo uma questão cultural por trás que faz com que diversos gestores não invistam seu tempo e seu dinheiro nele. Para contribuir com a desmistificação do assunto, em seguida a WEBi irá te apresentar alguns números.

 

  • 90% das pessoas não decidem sobre que marca comprar antes de iniciar uma busca online. (Status Labs, 2018);

 

  • O marketing de conteúdo recebe três vezes mais leads do que a publicidade de pesquisa paga. (Content Marketing Institute, 2017);

 

  • 47% dos compradores visualizaram três posts de conteúdo antes de ter contato com um representante de vendas. (Demand Gen Report, 2016);

 

  • 84% das pessoas não farão uma compra se estiverem navegando em um site não seguro. (Blue Corona, 2018);

 

  • Mais de 51% dos usuários descobriram uma nova empresa ou produto enquanto realizavam uma busca em seus celulares. (Google, 2018).

 

E se você, por algum motivo, ainda não acredita no que dizem os estudos, por que não vê na prática? Acesse nosso site neste link e veja todas as empresas que já cresceram com a nossa parceria! Já caso você queira testemunhar o poder do marketing digital na prática…

 

A Agência WEBi pode te ajudar a aproveitar o potencial do marketing digital!

Se você está por trás de uma empresa — seja na gestão ou no setor de marketing —, sabe como o marketing digital pode fazer a diferença e tem o desejo de implementá-lo nos seus negócios, você está no lugar certo!

Aqui na WEBi nós trabalhamos com a metodologia do inbound marketing, que, através da produção de conteúdo, é considerada o mais eficiente dentre outros métodos, incluindo o marketing de influência, os anúncios em revistas e jornais e até mesmo os consagrados e desejados comerciais de televisão.

O inbound marketing é composto por um conjunto de seis módulos — SEO, usabilidade, conteúdo, redes sociais, links patrocinados e automação de marketing. Com profissionais especializados e com experiência em cada uma dessas áreas, nós atuamos com sinergia entre todas essas pontas.

Entre em contato conosco ainda hoje e veja como nós podemos trazer soluções para a sua empresa através do marketing digital!

 

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