O e-commerce é uma tendência que chegou para ficar. O crescimento do setor vem surpreendendo a cada ano, demonstrando que o brasileiro opta cada vez mais por fazer compras online. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa é que para 2018, o e-commerce cresça 15% e chegue a um faturamento de incríveis R$69 bilhões.
Para empresários, esse cenário é extremamente positivo, já que representa maiores chances de venda, alcance de um público maior e facilidade na hora de vender. Por outro lado, a concorrência nesse meio também está crescendo e para conseguir ter sucesso com as vendas de seu e-commerce é preciso utilizar as melhores estratégias do mercado.
E aí, quer melhorar as vendas de seu e-commerce? Então se liga nas dicas que a gente preparou!
1 Melhore a atratividade de seu site
Se você tem um e-commerce, então você tem um site. E se seu site não é atrativo, por mais que você ofereça produtos de qualidade e condições incríveis de pagamento, dificilmente irá conseguir obter um bom volume de vendas. Isso porque nós demoramos cerca de 50 milissegundos para identificar o visual de uma página, e se não gostamos do que vemos, a tendência é sair daquela página sem antes mesmo de conhecer o que ela tem a oferecer.
Como está a atratividade de seu site? Já parou para pensar que suas vendas podem não estar tão boas pela impressão negativa que os usuários têm de seu site? Então, antes de tudo, otimize a sua página, ofereça uma boa navegabilidade e invista em um design e layout mais atrativos. Lembre-se que é preciso atrair para depois vender!
2 Invista em SEO
Para conseguir vender, você precisa ser encontrado, certo? Diante de um mercado cada vez mais concorrido, ser encontrado é uma questão de sobrevivência para seu negócio. Quando o consumidor deseja fazer uma compra online, geralmente, ele vai no Google e digita o produto ou serviço pelo qual está buscando.
Seu e-commerce não apareceu nas buscas? Então, é hora de investir em técnicas de SEO ou otimizar as técnicas que você já usa para que seu site seja encontrado pelos usuários. As técnicas de SEO, quando bem utilizadas, fazem toda a diferença no resultado final de suas vendas. Afinal, ser encontrado pelos consumidores já é um passo importante para o sucesso de seu e-commerce.
3 Aposte em links patrocinados
Tão importante quanto investir em técnicas de SEO é investir em links patrocinados, para que sua página apareça nos primeiros resultados de buscas orgânicas. A diferença do SEO para os links patrocinados é que no primeiro os resultados podem demorar para aparecer e no segundo, os resultados são imediatos.
Trabalhar com mídia paga é um investimento que compensa pelo custo-benefício, afinal seu e-commerce irá aparecer para todos os usuários que buscaram o serviço ou produto que você oferece. O grande benefício é que os resultados são instantâneos e você alcança um número maior de usuários.
4 Otimize as imagens
Já falamos no primeiro item sobre a importância de ter um site visualmente atrativo. Isso inclui as imagens que você disponibiliza dos produtos, afinal são eles que você está vendendo, certo? Imagens atrativas, de alta qualidade e que realmente mostrem como o produto é são itens essenciais para alavancar as vendas de seu e-commerce.
Quanto mais clara forem as imagens sobre os produtos, mais o consumidor vai se sentir confiante em comprar de sua loja virtual. Como não é possível ver pessoalmente nem tocar no produto, o usuário precisa ter clareza sobre o que ele está comprando. Por isso, oferecer imagens que mostrem todos os detalhes do produto é fundamental.
5 Explore sua plataforma ao máximo
Muitas vezes, você pode estar perdendo vendas porque não utiliza toda a gama de opções que a plataforma em que está hospedado seu e-commerce oferece. É importante que você conheça a fundo o que ela oferece para que use todos os recursos a favor de sua vendas.
Avise-me quando estiver disponível, faça seu pedido e sistema de recuperação de carrinho, por exemplo, são ótimas ferramentas para passar mais credibilidade e funcionam como uma forma de entender o que aquele usuário quer para, posteriormente, enviar um e-mail, oferecer descontos, dentre outras funcionalidades, que ajudam a transformar aquele visitante em cliente.
6 Não esqueça dos carrinhos abandonados
Um cliente que entrou em seu site, selecionou um produto para colocar no carrinho, mas desistiu da compra na etapa final, certamente tinha uma intenção de compra, mas algum fator fez com que ele desistisse. E você não pode simplesmente esquecer alguém que chegou tão perto de finalizar uma compra de sua loja virtual.
Nesses casos, vale a pena apostar no e-mail como ferramenta para tentar fazer o usuário finalizar a compra. Horas ou dias após a desistência envie um e-mail a ele com novas ofertas, informações relevantes sobre os produtos e até mesmo cupons de desconto para que ele fique motivado em fechar aquela compra com você.
7 Invista no pós-venda
Você conseguiu atingir o objetivo principal que era realizar uma venda. Mas não é porque você já vendeu que vai esquecer do cliente que realizou a compra. Muito pelo contrário, é preciso dar uma atenção especial a ele, pois você já conquistou a confiança dele e quer que ele volte a fazer negócio com você, certo?
Para isso, é preciso usar as estratégias corretas de pós-venda. Você deve apostar em ações que passem a sensação de que sua empresa está preocupada com esse cliente, como uma pesquisa de satisfação ou um desconto em uma segunda compra. Assim, o consumidor cria uma empatia com seu negócio, aumentando as chances de que ele realize uma nova compra com você.
Com as estratégias certas, melhorar as vendas de seu e-commerce é possível. Mas, sabemos que para obter os melhores resultados, contar com a ajuda de uma agência especializada faz toda a diferença no resultado final. Seus concorrentes certamente estão fazendo isso e você, por conta própria, dificilmente irá alcançar os resultados desejados.
Nós estamos aqui para te ajudar! Somos uma agência de marketing digital e um de nossos módulos é o e-commerce. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Estamos prontos para melhorar as vendas de seu negócio. Conte conosco!