5 filmes de marketing que vão te ajudar no seu negócio

5 filmes de marketing que vão te ajudar no seu negócio

E aí, você conhece bons filmes de marketing para indicar para a gente? Nós trouxemos algumas opções que podem ajudar você e o seu negócio.

Aristóteles, filósofo clássico da Grécia Antiga, disse que “a arte imita a vida”, a verdade é que a arte tem como inspiração o mundo real, mas também tem a liberdade para criar suas próprias versões lúdicas, criativas, utópicas sobre a nossa realidade.

Os empreendedores mais criativos estão sempre atentos à arte para buscar novas referências e histórias diferentes que podem ser aplicadas no seu negócio, nas suas estratégias de marketing.

O fato é que a “arte e a vida se misturam” e juntas criam diferentes culturas, desejos, conhecimentos, pensamentos e invenções. 

Então, porque não se debruçar na arte para aprender sobre negócios? É totalmente possível e, com essas dicas de filmes de marketing, nós vamos te provar. Pronto? Vamos lá.


À procura da felicidade (2006)



Vamos começar com um tapa na cara, se é que você me entende. O filme traz a história de Chris Gardner, que é interpretado pelo ator Will Smith, mais conhecido como o maluco do pedaço.

O filme é biográfico e traz uma das histórias de vida mais instigantes e emocionantes que existem. Chris é abandonado pela sua esposa e se vê sozinho no meio de um caos financeiro, junto com seu filho de apenas 5 anos.

Além da história motivacional, de muita resiliência e determinação, o filme traz muitas lições sobre vendas, pois Chris vendia equipamentos médicos, mesmo depois que teve que morar na rua com seu filho.

Sem mais spoilers, né? O foco principal são as vendas, mas o filme tem insights sobre a jornada do herói e sua narrativa mostra que mesmo as intenções comerciais e financeiras devem servir para um propósito maior de ajudar as pessoas, o que pode ser utilizado para uma campanha de marketing, por exemplo.

Então, categoria filmes de marketing sim! 

Além de muito motivacional, à procura da felicidade é dos grandes filmes de marketing

O lobo de Wall Street (2013)


Filmes de marketing categoria multidão faminta. Essa é uma expressão que vem do inglês “hungry crowd”, e significa que é mais fácil vender para pessoas que estão desesperadas para encontrar uma solução.

Esse é outro filme obrigatório para a área comercial da sua empresa. Vendas de novo, WEBi? Sim, galera! Vendas e Marketing caminham juntas.

O filme conta a história do ambicioso Jordan Belfort, desde quando ele tinha um emprego como corretor da bolsa em Wall Street, até se tornar milionário e dono do próprio negócio.

O interessante para o marketing é ver como o personagem consegue personalizar sua linguagem e oratória nos seus discursos e apresentações. A comunicação do personagem é totalmente individualizada para cada tipo de cliente e investidor. 

Ou seja, além de ensinar diferentes estratégias de vendas, Jordan consegue personalizar de um jeito único suas abordagens para negociações.

Filmes de marketing com muitas estratégias de vendas, sim!

Amor por contrato (2009)



Agora, passamos para a categoria filmes de marketing de influência.

O filme é a história de uma família de pai, mãe, filho e filha, que se mudam para um subúrbio daqueles bem ricos nos EUA. Eles passam a imagem de uma família perfeita que tem os carros mais caros e as melhores roupas, jóias, móveis, materiais de golfe, videogames, eletrônicos, produtos de beleza, entre outros.

Mas a verdade é que a família perfeita não é real, são atores contratados por uma empresa de marketing para vender seus produtos na região, ou seja, a família é o próprio marketing, pois eles vão vender os produtos da empresa de forma natural.

Ao usarem os produtos, as pessoas do bairro começam a ser afetadas e passam a comprar todos os tipos de objetos que a família está usando. 

O maior insight do filme com certeza é perceber como somos influenciados pelas coisas e pelas pessoas que estão à nossa volta, visto que os vizinhos, de todo um bairro, foram direcionados a comprar diversos produtos diferentes só pela influência de uma família.

Esse é um dos filmes de marketing categoria influência! Vale muito a pena.

Joy: o nome do sucesso (2015)



Joy é uma mãe de dois filhos, divorciada, que mora na casa com a mãe, a avó e o ex-marido. O filme mostra que, desde a infância, Joy era muito criativa e tinha uma visão engenhosa e visionária sobre as coisas.

Contudo, era constantemente desmotivada pela sua mãe e sua família, que não acreditava no seu potencial criativo. 

Mesmo assim, Joy consegue criar um esfregão inovador que ela acredita que pode facilitar e melhorar a vida das pessoas nas atividades domésticas. 

Depois que já tem a invenção em mãos, Joy começava a se dedicar incansavelmente para conseguir investidores que fomentem a produção e a venda do seu produto.

Para o marketing, aqui a dica é do que NÃO fazer. Em um dado momento da história, Joy começa a apresentar seu produto para alguns investidores, mas ela não tinha treinado sua apresentação, não tinha dados específicos, não estudou as possíveis objeções que poderiam surgir e também não tinha um protótipo do produto, somente a ideia.

Ao começar a vender o produto como uma invenção inovadora que vai transformar o mercado, ela comete um erro e faz um marketing exagerado, o que faz com que os empresários perdessem o interesse.

Mas depois, Joy aceita seu erro e aprende com ele. Não é à toa que em 10 anos sua empresa vendeu mais de US$200 milhões em esfregões.

Então, a categoria filmes de marketing exagerado é sobre o que você NÃO deve fazer!

Filmes de marketing sobre o que você deve e o que você não deve fazer.

A rede social (2010)


Para finalizar com chave de ouro, precisamos falar do filme sobre a rede social que mudou completamente o marketing digital, o Facebook. O filme retrata todas as dificuldades, ideias e contratempos que os fundadores passaram até desenvolverem o Facebook.

O filme conta a história de como você pode identificar um problema, uma dor, que incomoda um grande número de pessoas e, a partir disso, criar uma solução inovadora e original para resolver esse problema.

Você vai aprender que é possível vencer qualquer desafio através de percepções diferentes das coisas. Isso é inovação e originalidade. No fim, o objetivo é o mesmo, resolver o problema, mas no caminho você tem que saber desafiar os caminhos tradicionais.

Talvez um dos maiores filmes de marketing?

E, aí, curtiu os filmes de marketing que trouxemos para vocês? Mesmo que você já tenha visto, agora olhou com outros olhos, não é verdade?

O nosso blog está recheado de dicas que podem ajudar sua empresa com dicas de marketing. Conheça outros conteúdos como esse no nosso blog, clicando aqui.

Para aprender sobre marketing de um jeito descontraído e alegre, segue a gente lá nas redes sociais do Instagram, Facebook, TikTok e YouTube!

* Texto produzido pelo Redator da Webi, Sérgio Aiache.