Galera, voltamos com conteúdo novo! Como diria “aquele” antigo personagem de um certo programa de humor: “mais ou menos… mais ou menos…”.
Não é “bombasticamente” novo, mas… “tá” dentro do nosso cronograma de novidades – afinal, o carnaval ainda nem chegou! É aquela velha história do brasileiro, o País só começando quando… mas aqui na WEBi é bem diferente, todos os dias nos dedicamos a entregar conteúdos relevantes que fazem a diferença no dia a dia de parceiros e clientes.
Então, “simboraaaaaaaa”… rapaziada!
Aproveitando essa deixa de muito trabalho, antes de iniciarmos o conteúdo, queremos dizer que muita coisa mudou de 2018 para cá. Nas redes sociais, o Instagram – por exemplo – superou a marca de 1 bilhão de usuários.
No mundo, é a rede que mais cresce – e o Brasil acompanha também essa tendência, só perdendo para os EUA em número de usuários. Segundo dados do próprio “Insta”, existem 20 milhões de perfis comerciais. 2,5 milhões são anunciantes, mundo afora.
Outro dado de importante relevância é o percentual de usuários que seguem algum perfil comercial, o número atinge a casa dos 85%.
Tudo é muito logarítmico, exponencial… os números só tendem a crescer, assim como a força das redes sociais. [UAI], por isso, a WEBi é a sua grande parceira quando o assunto é marketing digital, não é?!
“Faz assim, rola a bola “pra” gente e parte “pro” abraço! O gol é todo seu!”
Como vimos abordando em outros conteúdos, o marketing digital – assim como as estratégias de inbound – é muito mais complexo do que se imagina. Hoje, não basta mais ter apenas um site (sem levar em conta a sua responsividade) e sair postando feito um “louco” nas redes sociais sem um plano definido.
Erros, equívocos e desencontros na geração de conteúdo e o seu subsequente reflexo – replicação – nas redes sociais pelas quais a marca circula, pode ocasionar um estrago sem precedentes na história e em projetos futuros da empresa. Portanto, é preciso ter um planejamento de marketing digital coerente e adequado aos objetivos da organização.
Lembrando que a WEBi tem 20 anos de mercado, é pioneira no estado de Santa Catarina em marketing digital e possui em seu portfólio grandes empresas e cases de sucesso. Quer sucesso e entrega garantida? #vemprawebi
Os resultados começam a despontar quando o planejamento de marketing digital é bem-feito e a execução do projeto – realizada por profissionais talentosos e comprometidos.
A sua estratégia vencedora para este ano de 2019 – certamente – contará com algumas das tendências listadas abaixo.
Tamo junto, parceiro?! “Bora”!
1- inteligência artificial
Os chatbots são a grande febre quando o assunto é automação de atendimento. Os famosos robozinhos ficarão cada vez mais inteligentes, de forma a otimizar o atendimento nas empresas. Mensagem precisa, conteúdo certo e cliente satisfeito são ótimos ingredientes para o fechamento de negócios online.
2- Micro-momentos
Se já tínhamos uma jornada do consumidor complexa e segmentada, agora, os micro-momentos a deixarão mais fragmentada ainda. Segundo a Google, existem cerca de 150 “pequenos momentos” por dia que acompanham o usuário até o momento da tomada de decisão. Tudo isso é reflexo dos dispositivos mobiles que estão cada vez mais presentes no dia de brasileiros e usuários do mundo inteiro.
Segundo pesquisa realizada pelo site https://www.ecommercebrasil.com.br, brasileiros consomem em média 5h30 de internet mobile por dia.
Como sabemos, o marketing digital como estratégia de negócio é capaz de conversar com o target de maneiras próxima e intimista. Ao longo da jornada de consumo, consciente ou não, o potencial comprador é monitorado de perto pelas marcas. Os micro-momentos significam que as ações de inbound marketing serão orientadas à conversão de usuários em compradores.
A tendência já conta com termos próprios, do tipo: I-want-to-know, I-want-to-go, I-want-to-do, I-want-to-buy.
A marca, para a conversão de users em “vendas” nesses fragmentos de tempo, precisa atender às necessidades dos leads com: empatia, agilidade e precisão.
3- Instagram bombando
Como vimos, o nosso grande parceiro de todos os dias, o tal do “Insta”, superou – em 2018 – a marca de 1 bilhão de users. E a tendência é só crescer. Não fiquem surpresos se esse nosso amigo ultrapassar – em número de usuários – a plataforma do Tio Mark… mas… isso ainda é algo surreal e pretensioso demais para quem acabou de atingir tal marca.
Outro dado que constata e mostra com exatidão o que queremos dizer é sobre os investimentos realizados em campanhas patrocinadas nas duas plataformas, Facebook e Instagram.
Os valores despendidos em anúncios patrocinados no Facebook cresceram, aproximadamente, 40% no segundo trimestre de 2018. Na “raia cinco”, as campanhas patrocinadas do Instagram perceberam um acréscimo de 177% para o mesmo período.
Outra febre que vem mexendo com a cabeça de usuários e fãs da rede é o stories. Pode ser que dentro em breve, a ferramenta supere o próprio feed da plataforma como a principal maneira de compartilhar conteúdo. Cada vez mais – marcas, influencers e figuras públicas das mais variadas possíveis levarão em conta os seus desempenhos nos stories.
A ideia é: ambiente clean, maior interatividade entre usuários e ampliação dos recursos multimídia.
4- Conteúdo humanizado
Vivemos, o que não é segredo para ninguém, um período – em nossa história moderna – de caos em todas as esferas da sociedade, com amplitudes e formatos diferentes. As guerras ideológico-políticas assolaram boa parte do mundo, o que gerou ruídos em todos veículos e plataformas de comunicação – deflagrando escândalos e promovendo as tão conhecidas fake news.
Toda essa turbulência pelas quais as redes sociais passaram, implicando, sobretudo, em desgaste de imagem e enormes prejuízos financeiros, fez com que essas bilionárias corporações estabelecessem para 2019, o desafio de resgatar a confiança – concentrando menos esforços na maximização do alcance de conteúdo e canalizando forças na geração de engajamento, por meio de conteúdo empático, transparente e humanizado.
“A WEBi, como sempre fez, continuará apostando em conteúdos que tocam e sensibilizam – de alguma forma – marcas e clientes”
5- Vídeo Marketing
De todo o tráfego gerado na internet, os vídeos são responsáveis por 80% desse volume. Para se ter noção, segundo dados da própria Google, 95% dos usuários brasileiros de internet acessam a rede social, consumindo em média 1 hora por dia de conteúdo.
“Os números são impressionantes, em valores absolutos, significam 98 milhões de pessoas impactadas por dia”
Como uma das premissas estratégicas da WEBI em 2019, o vídeo marketing foi incorporado aos planejamentos de inbound marketing elaborados com o objetivo de performar e levar excelentes resultados às empresas.
Os resultados gerados por ações em vídeo marketing são surpreendentes. Segundo a empresa americana Hubspot, desenvolvedora e comerciante de produtos de software para vendas e marketing, e-mails que utilizam vídeos ao longo do seu corpo, aumentam as possibilidades de clique entre 200 e 300%.
Atrair a atenção do usuário por meio de conteúdo relevante é sempre a melhor forma de aumentar o engajamento. Vídeos interativos capazes de “conversar” com a audiência promovem sensações de pertencimento e proximidade.
“É o que o target quer… é o que ele busca…”
Alguns dados da pesquisa (Hubspot):
- 54% dos users desejam conteúdos de profissionais de marketing;
- 83% dos pesquisados consomem conteúdos em vídeo;
- 73% dos usuários que assistem aos vídeos em mídias sociais, preferem conteúdo “divertido”.
A WEBi elaborou esse conteúdo para que a sua empresa, com um planejamento adequado de marketing digital, atinja os resultados projetados e conquiste o mercado que sempre sonhou. Quer conversar conosco sobre estratégias de inbound, marketing digital e, ainda, ficar por dentro de outras tendências do mercado? Corre e #vemprawebi Entre em contato!