Apostar no marketing digital como aliado de sua empresa é uma estratégia poderosa para alcançar os objetivos desejados e obter resultados significativos para seu negócio, que vão desde melhorar o relacionamento com os clientes até se tornar líder de mercado no segmento em que você atua. Mas como saber se suas ações de marketing digital estão dando certo para que isso possa ser colocado em prática?
A resposta é simples: realizando a mensuração dos resultados de todas as ações de marketing digital praticadas por sua empresa. Medir a eficácia de cada ação, campanha e estratégia de marketing digital é uma prática que não pode ser ignorada, afinal, é preciso saber se você está no caminho certo e se suas estratégias realmente estão trazendo os resultados esperados.
Quais os benefícios de medir as ações de marketing digital?
Realizar a mensuração de suas ações de marketing digital traz diversos benefícios para seu negócio. Abaixo, você confere os principais.
Saber quais são as estratégias mais eficientes
Quando você mede os resultados das ações de marketing digital que sua empresa realiza fica muito mais fácil saber quais foram as estratégias utilizadas que mais surtiram resultados. Assim, você pode continuar investindo nas ações que estão sendo positivas para seu negócio e aumentar, constantemente, os resultados e a lucratividade de sua empresa.
Otimizar as estratégias
Da mesma forma que é possível medir a eficácia das ações de marketing digital que mais deram resultados, também é possível saber quais estratégias estão trazendo um retorno baixo para seu negócio, permitindo que você mude de estratégia e adote novas ações que serão mais benéficas para sua empresa. Corrigir as falhas e aspectos que precisam ser melhorados é essencial para atingir resultados expressivos e auxiliar no crescimento da empresa. E isso só é possível através da mensuração dos resultados de suas ações de marketing digital.
Controle de orçamento
Quando você analisa e acompanha de perto a eficácia e o resultados das ações de marketing digital de sua empresa, é possível controlar o orçamento e distribuir as verbas da melhor maneira, já que você saberá em quais estratégias deve investir. Além disso, mesmo que você já tenha feito o orçamento e os investimentos sem a mensuração de resultados, é possível acompanhar o desempenho das ações durante seu progresso e realizar ajustes de orçamento de acordo com o desempenho de cada ação.
O que medir?
Para saber se suas ações de marketing estão dando certo, nada mais eficiente do que medir as principais métricas do marketing digital. Saiba quais são elas!
Retorno sobre Investimento (ROI)
Uma das principais métricas que devem ser medidas no marketing digital é o Retorno Sobre Investimento (ROI). O ROI é utilizado para saber qual foi o retorno obtido com o investimento em determinada ação. Ou seja, é o ganho obtido subtraindo o investimento, sobre o investimento. Para simplificar, o ROI é calculado assim:
ROI = ganho obtido – investimento / investimento
Com ele, é possível saber se suas ações de marketing digital estão sendo efetivas, além de analisar quais ações possuem o melhor ROI e, assim, continuar investindo nas estratégias que mais trazem resultado para seu negócio.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é responsável por medir quanto a empresa teve que investir para conquistar novos clientes. Quanto menor o CAC, maior será o lucro da empresa, já que se ela investir pouco mas conseguir conquistar clientes com o valor investido, melhor será o retorno para ela. Para calcular o CAC basta dividir o investimento pelo número de vendas realizadas. Assim:
CAC = investimento / vendas
Taxa de conversão
Essa métrica mede a relação da quantidade de pessoas que se envolveram com suas ações de marketing digital e aquelas que realmente realizaram a ação desejada, ou seja, que foram convertidas para o objetivo daquela ação. A taxa de conversão é importante para saber se seus objetivos estão sendo alcançados e se suas ações estão fazendo com que os visitantes virem clientes de sua empresa. A taxa de conversão é calculada da seguinte maneira:
Taxa de Conversão = Conversões / Visitantes
Como medir as ações de marketing digital?
Existem diversas ferramentas digitais para medir a efetividade de ações de marketing digital. Uma das mais utilizadas é o Google Analytics. Com ele, é possível obter um relatório completo sobre todas as métricas do marketing digital e saber como andam as ações de sua empresa. Com essa ferramenta, você fica sabendo quais os pontos críticos, quais os pontos que estão dando resultados positivos, além de outras informações relevantes.
Neste texto, citamos apenas alguns benefícios, métricas e ferramentas quando falamos em ações de marketing digital. Mas, em se tratando desse assunto, existem uma gama muito grande de benefícios, métricas e ferramentas.
Saber se suas ações de marketing digital estão dando certo é essencial para garantir o sucesso de seu negócio. Afinal, fazer investimentos sem saber qual é o retorno é como dar um tiro no escuro, não é mesmo?
E para analisar os resultados das ações de sua empresa, nada melhor do que contar com uma agência especializada no assunto, como a WEBi. Somos especialistas em marketing digital e buscamos sempre a excelência e qualidade de nossos serviços, pensando nos resultados e na satisfação de nossos clientes. Aqui, analisamos a eficácia das nossas ações utilizadas nas estratégias de cada cliente para proporcionar melhorias constantes e auxiliar no crescimento da empresa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Conte com a WEBi!
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