Redes sociais para empresas: 7 erros que você não deve brincar

Você já parou para pensar no poder que as redes sociais têm hoje em dia? Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e tantas outras mídias sociais estão em constante crescimento e atraindo cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Só no Brasil, são cerca de 94 milhões de usuários, o que coloca o país como o maior usuário de redes sociais da América Latina, e em escala global, já são mais de 2,8 bilhões de pessoas que utilizam as redes sociais em todo o planeta.

Ainda é comum pensar que as redes sociais são utilizadas apenas como opção de entretenimento para os usuários, como forma de compartilhar sua vida ou de checar as postagens de amigos e parentes. Mas, a verdade é que as redes sociais alcançaram uma proporção muito maior. Você sabia, por exemplo, que os internautas também pesquisam informações sobre produtos e serviços nessas plataformas e que elas impactam diretamente a decisão de compra do consumidor? Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil revelou que 77% dos consumidores entrevistados já foram influenciados pelas informações obtidas nos perfis das redes sociais de determinada empresa. Além disso, 43% dos entrevistados relataram que descobriram novas empresas através de pesquisas nas redes sociais.
O tempo que o brasileiro gasta navegando nas redes sociais é outro número que devemos levar em conta: são 650 horas por mês! Os dados, que são de uma pesquisa divulgada pela comScore, também revelam que essa enorme quantidade de horas que os brasileiros passam nas redes sociais é 60% maior do que a do resto do mundo. Ou seja, somos líderes no tempo gasto com redes sociais!
Esses números comprovam a necessidade de utilizar as redes sociais como aliada de seu negócio. A boa notícia é que a maioria das empresas brasileiras já notou a importância de utilizar as redes sociais como estratégia para engajar o público, atrair novos consumidores e aumentar o faturamento. Tanto que 95% das empresas estão presentes nas redes sociais, segundo dados da Social Media Trend.
Que é importante marcar presença nas redes sociais, nós já sabemos. Mas você sabe quais são os principais erros que devem ser evitados nessas plataformas? A gente te conta!

Não saber para quem está falando

Para se ter sucesso nas redes sociais, é fundamental realizar um planejamento prévio que irá te ajudar a nortear os tipos de conteúdo, a linguagem, as imagens e outros elementos importantes para utilizar nas publicações. Se você não faz esse planejamento, fica difícil saber quem é seu público nas redes sociais e aí corre-se o risco de utilizar estratégias inadequadas e não atingir as pessoas certas. Portanto, conhecer seu público a fundo é essencial para que você personalizar suas postagens e otimizar cada vez mais seus conteúdos.

Não produzir conteúdo original e relevante

A melhor maneira de prender a atenção do público nas redes sociais é produzindo conteúdos originais e relevantes para as pessoas que acessam sua página ou perfil. O poder das palavras em se tratando de estratégias de venda é indiscutível e deve ser muito bem aproveitado. Se você replica conteúdo de terceiros ou não fornece informações de qualidade e que atendam às necessidades de seus consumidores, as chances de você conseguir fechar uma venda caem drasticamente.

Não utilizar conteúdo visual nos posts

Da mesma forma que os conteúdos textuais são importantes, os conteúdos visuais também são extremamente relevantes para as redes sociais. Sua empresa se atenta às imagens, vídeos, gifs e outros formatos nas publicações das redes sociais? Se sua resposta for não, talvez você não saiba da importância de utilizar conteúdo visual nas redes sociais. Uma pesquisa realizada em 2014 revelou que a utilização de conteúdos visuais aumenta em até 80% o interesse pela leitura dos mesmos e do conteúdo textual da publicação. Além disso, se comparado a outros tipos de conteúdo, o conteúdo visual tem 40 vezes mais chances de ser compartilhado nas redes sociais.

Não responder ou demorar para responder

Os consumidores de hoje em dia não têm mais paciência para ficar aguardando um e-mail ou uma ligação de uma empresa que pode demorar dias para chegar. Hoje, tudo tem que ser instantâneo! E nas redes sociais não é diferente. Pelo contrário, por ser uma plataforma muito utilizada pelos consumidores como forma de entrar em contato com a empresa, esclarecer alguma dúvida ou obter qualquer tipo de informação, as respostas nas redes sociais devem ser rápidas. Se você demorar para responder, pode fazer com que o usuário perca o interesse, obtenha uma resposta mais rápida de um concorrente e, com isso, deixe de realizar uma compra de sua empresa.

Não medir o resultado de campanhas nas redes sociais

Se você não mede os resultados de uma campanha que sua empresa realizou nas redes sociais, como vai saber se ela foi eficiente ou não? Se atingiu as pessoas certas? Se obteve o alcance desejado? É importante que você mensure e analise os resultados das ações que sua empresa realiza. Só assim você saberá onde está errando, onde está acertando e o que precisa ser melhorado para alcançar os melhores resultados possíveis.

Não patrocinar

O alcance orgânico dos posts do Facebook, a rede social mais utilizada no mundo, caiu significativamente desde 2014. Portanto, se você quer que sua empresa seja vista nas redes sociais, não adianta, você tem que patrocinar os posts. Se você não adotar essa estratégia, dificilmente irá aparecer no feed dos usuários e, com isso, as chances de sua empresa ser vista caem drasticamente. Por outro lado, patrocinar as publicações nas redes sociais garante maior visibilidade e permite que seu negócio alcance mais pessoas. Outra vantagem de realizar o patrocínio dos posts é que você pode segmentar as publicações e direcioná-las para um público específico.

Não ter uma periodicidade definida

Postar quando dá, quando surge um produto ou serviço novo ou apenas para anunciar uma nova promoção. Se você faz isso, pode parar agora mesmo, pois esse é um erro gravíssimo que prejudica a reputação e credibilidade de sua empresa nas redes sociais. Ter uma frequência de periodicidade é essencial para engajar os usuários e para o sucesso de sua marca nas mídias sociais, de maneira geral. Isso garante a fidelidade do público, que saberá que sempre terá uma nova publicação em determinado dia, ajuda a construir uma imagem positiva da empresa e a ter um alcance maior.
 
Não dá mais para negar a importância das redes sociais para aumentar o faturamento das empresas. Elas já são responsáveis por boa parte dos processos de venda que acontecem no meio digital e a tendência é que essas estatísticas aumentem ainda mais.  
Se você quer obter os melhores resultados utilizando as redes sociais como aliada de seu negócio, o ideal é contar com ajuda profissional. Aqui na WEBi, trabalhamos com Marketing Digital e um de nossos módulos é a gestão de redes sociais. Temos profissionais capacitados para cuidar das mídias sociais de sua empresa e fazer com que ela cresça cada vez mais. Entre em contato conosco e comprove, na prática, a eficácia das redes sociais. Vem para WEBi!
Obrigado e até a próxima! 😉