O que Podemos Aprender com a Volvo?

Recentemente um vídeo tomou conta da internet e fez a cabeça dos bilhões de pessoas que passam horas do seu dia no computador. O vídeo que mostra o cinquentão Jean-Claude Van Damme fazendo o seu movimento clássico chamado de epicsplit, com os pés apoiados nos retrovisores de dois caminhões da Volvo, é um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos. E saber que tudo isso foi gravado em apenas um take é de arrepiar. É claro que havia alguns cabos segurando o ator para que o mesmo não morresse caso caísse, embora os seus pés estivessem sem nenhuma proteção. É Van Damme sendo Van Damme. Simplesmente épico. E o que isso tem a ver com você? Tudo.

AULA DE COMO ENCANTAR O PÚBLICO
A Volvo é uma empresa voltada para os caminhoneiros, disso todo mundo sabe. Logo, seu público se torna muito restrito, pois quem vai utilizar tais caminhões são as grandes empresas de logística, por exemplo, algo muito necessário, mas que não é tão popular para alcançar as massas. Mas, o que comprova que estamos vivendo uma era totalmente diferente é que mesmo assim o vídeo foi viralizado em toda a internet e todos estão comentando sobre. E por que isto? Porque estamos vivendo na era do conteúdo, onde não importa o que está sendo vendido, desde que o conteúdo da propaganda seja agradável e envolvente. Não se trata de um viral de um aparelho de celular, mas sim de uma montadora de caminhões.
Essa campanha da Volvo já vem sendo feita há um bom tempo, este já é o sexto vídeo da série. Todas as outras foram muito bem produzidas e são tão interessantes quanto, ou nem tanto assim. Mas, o fato é que a presença de Van Damme mudou tudo. O cara realizou uma performance incrível, perigosa e de tirar o fôlego. Mas, ainda há a performance do caminhão. Os dois estavam andando de ré, lado a lado, com uma extrema precisão em seus movimentos. É algo de ponta.
Um dos fatos principais disto tudo é que não foi preciso a Volvo falar uma única palavra sobre a qualidade de seus caminhões. Nada. Van Damme só precisou esticar as pernas e os caminhões deram ré. Tudo comprovado. Esta é uma propaganda, ou melhor, um viral, que não enaltece a figura da empresa através das palavras, mas sim de fatos. O veículo é de qualidade. E tudo isso foi uma sacada genial.
Genial por quê? Porque reuniu um dos grandes astros do cinema, muito popular e que nem atua tão bem assim, mas que tem o seu nome na boca do povo, a uma perfeita demonstração de suas habilidades e das qualidades do produto que está sendo comercializado. Tudo isso através de imagens, de uma trilha sonora perfeitamente escolhida, em um vídeo curto, mas que mostra muito. Perfeito. Uma verdadeira aula de como encantar o público.

APRENDEU?
E agora, você aprendeu? Será que o seu site está fazendo propagandas no mesmo nível de envolvimento? Não estamos dizendo aqui para você fazer algo tão grandioso e que certamente custou uma boa grana para ser feito. Mas, estamos falando de usar a criatividade e o oportunismo. Pois esse viral é fruto de muita criatividade e oportunismo, sem sobra de dúvidas. A diferença é que eles têm grana para fazer. E se você não tem o suficiente, ainda existem ótimas opções que podem te ajudar a ganhar a internet.
Depois de dar uma olhada no viral da Volvo, pergunte a si mesmo o que está faltando para a sua campanha ter uma boa recepção. Não precisa chamar o Van Damme, mesmo que ele dê uma grande visibilidade. Mas, pergunte a si mesmo sobre onde anda a sua criatividade e a aplicação dela em seus trabalhos e veja o quanto pode mudar. Aproveite e nos diga. Qual foi a lição mais importante que você tirou desse viral?

Confira em nosso portfólio alguns trabalhos importantes que já realizamos para várias concessionários Mercedes Benz do Brasil.