Não deixe dúvidas e venda mais

É bom vocês ficarem atentos a partir do momento em que se entra no mundo online dos negócios, pois as coisas podem não ser tão simples assim. Por exemplo, há uma diferença capital entre a compra presencial e a compra pela internet. Na loja física a pessoa pode tirar qualquer dúvida, olhar para um monte de produtos e senti-los, tocá-los. Ela pode testar o produto e ver se serve. Mas, no mundo online as coisas não são bem assim e é muito comum vermos milhões de pessoas tendo dúvidas sobre a compra na internet. E isso é algo perfeitamente normal, mas que pode tirar aquela vontade de um cliente deixar a certeza de uma compra realizada no mundo físico pela incerteza de uma negociação online.
Mas, a negociação pela loja virtual não tem que ser incerta e muito menos deve ser preterida a venda presencial. Imagine pensar que sair de casa, pegar um engarrafamento, chegar numa loja cheia de gente e ainda ter que ficar escolhendo o que comprar em pé, para depois se dirigir a fila do caixa e perder mais de duas horas para comprar um simples objeto pode ser melhor do que ficar em casa no seu sofá ouvindo a sua música ou vendo uma entrevista na televisão, passeando pelo site legal da loja e tendo tudo a apenas alguns cliques e visualizações de páginas. Isso não faz o menor sentido, sempre queremos o mais confortável para nós, porém, a falta de informação pode ajudar com que a pessoa se sinta obrigada a ir até a loja e assim efetuar a compra tão desejada por ele.
Se a sua loja fosse a única que vendesse tal produto, tudo bem. Mas todos nós sabemos que hoje em dia ninguém é o único a fazer isso. Então, existe a probabilidade de uma pessoa ir em outra loja que seja mais perto, que seja mais cômoda e que o preço seja mais barato, simplesmente porque ele não conhece mais sobre os seus produtos. O que deve ser feito então?

OBTENDO O MÁXIMO DA INTERNET
Você pode obter o máximo da internet, sem sombra de dúvidas. A Magazine Luíza mesmo dá o exemplo. Montou o Blog da Lu e lá há dúvidas sendo tiradas, questões importantes sendo respondidas e obtendo uma boa repercussão e efeito positivo. Isso tudo mostra que quando você se dispõe a dar para o seu cliente o melhor, ele nota isso e você percebe esse retorno na sua lucratividade. Se você montar um blog falando sobre o setor onde você comercializa, sobre alguns dos seus produtos e sobre questões importantes relacionadas ao que você comercializa, provavelmente o cliente não vai sentir aquela necessidade de ter que ir presencialmente à loja para comprar um produto, ou então visitar o site do seu concorrente, pois tudo estará constado no blog da empresa.
Além do blog, outra solução muito importante é um sistema de chat. Um chat tem a capacidade de sanar a dúvida com cliente de uma forma mais pessoal, e com isso a possibilidade de conversão da sua venda torna-se ainda mais real. O chat que a WEBI utiliza aqui em nosso site é esse exemplo, já realizamos muitos atendimentos que foram convertidos em vendas extremamente positivas.
Alguns chats que recomendamos e instalamos para os nossos clientes:
Zendesk
É o chat utilizado pela WEBI, recomendamos pela extrema facilidade na utilização, todo em português e com boas funcionalidades. A versão paga (que custa apenas US$ 11) tem as funcionalidades completas. A versão free, tem funções básicas mas funciona perfeitamente.
Masterchat
É o mais simples de todos, sua interface não é muito convidativa, mas ele cumpre o que promete. Totalmente em português e os valores iniciam em R$ 25.
Essas são algumas maneiras eficientes de obter o máximo da internet, aproveitando tudo o que pode ser aproveitado e fazendo do seu empreendimento algo percebido com confiança e credibilidade por parte dos consumidores.