Com cerca de 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões de acessos diários no mundo todo, o Instagram é a rede social que mais cresce no momento. Diante desse cenário, muitas empresas já perceberam a importância de utilizar essa ferramenta em suas estratégias de marketing digital para alcançar mais consumidores e otimizar os resultados de venda.
Para se ter uma ideia, 70,7% das empresas tinham uma conta no Instagram em 2017. O crescimento em relação ao ano anterior foi surpreendente, já que em 2016, menos de 50% dos negócios utilizavam a rede social, segundo dados da eMarketer, empresa norte-americana especializada em pesquisas no meio digital.
Apesar de ser um importante aliado, muitos empreendedores ainda perguntam se sua empresa precisa ter uma conta no Instagram. Para acabar com essa dúvida, separamos 4 perguntas que você deve fazer para saber se seu negócio precisa estar presente nesta rede social. Confira!
Meus produtos ou serviços têm apelo visual?
O Instagram é uma rede social que tem um apelo visual muito forte, afinal ele foi feito para a postagem de fotos e vídeos, em que a descrição das legendas, muitas vezes, acaba ficando em segundo plano.
Nem todas as empresas possuem produtos ou serviços visualmente atrativos e, por isso, utilizar o Instagram pode não ser uma boa opção, já que nesta rede social os clientes são atraídos pelas imagens e vídeos. E se esses conteúdos visuais não forem atrativos, dificilmente irão despertar o desejo de compra nos consumidores.
Você pode até pensar em pegar imagens de bancos de imagens e adaptá-las ao seu negócio, mas isso também pode não trazer bons resultados. As pessoas querem imagens reais, querem conhecer detalhes de seu produto, querem ver o que você vende.
Se você possui uma loja de roupas, claro que faz sentido sua empresa ter uma conta no Instagram. Mas se sua empresa atua no ramo da advocacia, o Instagram pode não ser a rede social mais indicada para seu negócio. Deu para perceber a diferença?
As hashtags relacionadas ao meu negócio são muito pesquisadas?
Para encontrar produtos ou serviços de empresas que estão presentes no Instagram, é comum que os usuários utilizem a busca por hashtags. Se o comportamento dos usuários demonstrar que as hashtags relacionadas ao seu segmento de atuação possuem um alto volume de pesquisas, é um indício de que sua empresa precisa ter uma conta no Instagram. Por outro lado, se a busca for baixa, então talvez não valha a pena criar um perfil.
Você mesmo pode descobrir a popularidade das hashtags. Basta fazer uma pesquisa das principais hashtags que tenham relação com o segmento de sua empresa e observar a quantidade de postagens que possuem aquela hashtag. Os resultados mostrados indicam se aquela hashtag faz sucesso no Instagram ou se é melhor deixá-la de lado.
Meu público está presente no Instagram?
Para saber se sua empresa precisa ter uma conta no Instagram, você deve saber se o público-alvo do seu negócio está presente nesta rede social. Afinal, de nada adianta gastar tempo e dinheiro investindo no Instagram se seu público está, majoritariamente, em outra rede social.
Seu público é jovem e descolado? Então, provavelmente eles estarão no Instagram. Seu público tem acima de 50 anos? Então, eles serão minoria na rede. Seu público utiliza o Instagram como fonte de entretenimento e informação ou preferem uma rede social voltada a relacionamentos profissionais, como o LinkedIn, por exemplo?
Enfim, não é apenas com as perguntas acima que você irá saber se seus clientes ideais estão presentes ou não no Instagram. É preciso realizar uma pesquisa mais apurada para saber se as pessoas que você deseja atingir realmente serão impactadas com suas publicações.
Minha empresa tem um profissional para cuidar do Instagram?
Gerenciar uma conta no Instagram não é tão simples quanto pode parecer. É preciso definir quais serão as melhores estratégias a serem utilizadas, responder os usuários que entrarem em contato com seu negócio, criar conteúdos assertivos e realizar tantas outras tarefas que são necessárias quando sua empresa possui uma conta no Instagram.
Pode até ser recomendado que sua empresa tenha uma conta no Instagram, mas se você não possuir alguém que realmente tenha conhecimento técnico para gerenciar seu perfil, os resultados que você espera dificilmente irão chegar.
Bom, vamos lá! Como ficaram suas respostas? Se foram sim para todas ou para a maioria, então é muito recomendado que sua empresa tenha um perfil no Instagram. Se todas as respostas foram não, pode ser que não valha a pena apostar nesta rede social para otimizar os resultados de seu negócio.
Vale reforçar que o importante não é estar em todas as redes sociais, mas sim naquelas que têm chances reais de trazer benefícios à sua empresa. Por isso, mesmo que o Instagram esteja crescendo e atraindo cada vez mais empresas ele nem sempre pode ser uma boa opção para seu negócio.
Por outro lado, se o Instagram pode ser benéfico para sua marca, mas você ainda não tem um perfil comercial nesta rede, é hora de colocar a mão na massa, alavancar sua empresa e não ficar atrás de seus concorrentes!