Qual a importância do marketing de conteúdo para sua empresa?

A busca por informações sobre um produto, serviço ou marca é uma tendência em constante crescimento no meio digital. Para acompanhar esses novos hábitos dos consumidores modernos, a quantidade de informações disponível online também tende a crescer constantemente. E nesse mar de informações, como fazer sua empresa se destacar? A resposta pode ser apostar no marketing de conteúdo.

A importância de apostar nessa estratégia para otimizar os resultados de seu negócio é inegável. Dados da Hubspot, referência mundial em marketing digital, revelam que o marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads que o marketing tradicional com um custo 62% inferior. Além disso, as taxas de conversão são 6 vezes maiores do que outros métodos de marketing. E mais: empresas que contam com blogs têm 126% a mais de leads gerados do que aquelas que não utilizam essa ferramenta.
Se você ainda não está convencido do poder do marketing de conteúdo para sua empresa, continue a leitura e descubra como essa estratégia pode contribuir com seu negócio.

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

De acordo com a definição da Rock Content, empresa brasileira referência em marketing digital, marketing de conteúdo pode ser definido como “uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas”.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Dentre os muitos benefícios oferecidos pelo marketing de conteúdo, vamos listar os cinco principais. Confira!

Aumenta a visibilidade do seu negócio

A máxima “quem não é visto, não é lembrado” nunca esteve tão em alta. Se sua empresa não produz conteúdo, dificilmente os consumidores irão encontrar sua marca no meio digital. E se sua empresa não for encontrada, as chances de venda caem drasticamente. Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ser um ótimo aliado para que sua empresa seja vista e encontrada na internet. Isso porque, ao produzir conteúdo relevante e de qualidade para os usuários, seu conteúdo tende a ser melhor ranqueado nos resultados do Google, aumentando a visibilidade de seu negócio.

Cria engajamento com o cliente

O marketing de conteúdo busca preparar o consumidor para o momento da compra. Ao oferecer o conteúdo certo para a pessoa certa e no momento certo, as chances de você estreitar o relacionamento com um possível cliente aumentam significativamente. Esse engajamento que você gera é de extrema importância para que o consumidor se sinta seguro e preparado para fechar um negócio com sua empresa.

Reduz o custo de aquisição de clientes

Seja no marketing tradicional ou no marketing de conteúdo, a aquisição de clientes sempre gera um custo para a empresa. Mas, já falamos no início do texto, que o marketing de conteúdo possui um custo 62% inferior do que as estratégias utilizadas para a aquisição de clientes no marketing tradicional. Isso porque o marketing de conteúdo possui um alcance muito maior e com um custo de investimento menor. Ou seja, você atinge mais pessoas pagando menos.

Educa o mercado

Ao oferecer conteúdo rico, sua marca ajuda a educar o mercado com informações relevantes sobre o segmento em que você atua. E, ao educar o mercado, as pessoas passam a entender a importância de determinado serviço ou produto, contribuindo para uma percepção positiva de sua marca.

Aumenta as vendas

Por fim, todas as vantagens acima podem refletir diretamente no aumento de vendas de seu negócio. O marketing de conteúdo trabalha visando preparar os consumidores para o momento da compra, conduzindo-os pelos estágios do funil de vendas e oferecendo conteúdos que atendam às suas necessidades. Se você colocar isso em prática, com certeza verá as vendas de sua empresa aumentarem.

Como fazer marketing de conteúdo?

Não existe uma receita pronta de como fazer marketing de conteúdo. Mas se você quer obter todas as vantagens acima, alguns cuidados devem ser colocados em prática. Vamos conferir?

Planeje-se

O primeiro passo para uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve ser o planejamento. De nada adianta começar a escrever se você não possui um planejamento eficiente, focado nos resultados e objetivos que você deseja alcançar.  É preciso definir quais tipos de conteúdos serão produzidos, qual será a linguagem utilizada, qual a periodicidade dos conteúdos, quem são as personas, etc.

Defina suas personas

Pois bem, personas. Se você não definir quem são as personas de sua empresa, corre-se o risco de produzir conteúdos para as pessoas erradas, e aí, você desperdiça tempo e dinheiro. Saber quem são suas personas é extremamente importante para que você possa produzir o conteúdo certo, que atenda às necessidades e desejos delas, além de permitir que você mapeie a jornada de compra do cliente.

Escolha as palavras-chave corretas

Muitos usuários que fazem buscas na internet encontram a empresa ideal através das palavras-chave que eles utilizam para buscar um produto ou serviço. A definição das palavras-chave é uma etapa muito importante para o sucesso de seu marketing de conteúdo. Realizar pesquisas das palavras-chave mais bem ranqueadas no Google e que tenham ligação com seu tipo de negócio é fundamental para que você possa fazer um levantamento eficiente e, assim, obter melhores resultados.

Produza conteúdo relevante

Em meio a tantos conteúdos publicados na Internet, conseguir um bom ranqueamento nos resultados de pesquisas pode não ser uma tarefa simples. Mas, ao produzir conteúdo relevante, com o uso de palavras-chave, calls to action, links internos, com subtítulos e sem cópia, por exemplo, os mecanismos de busca, como o Google, podem ranquear seu conteúdo em uma boa posição, fazendo com que ele seja encontrado por mais usuários.

Mensure os resultados

Para saber se sua estratégia de marketing de conteúdo está funcionando, nada melhor do que mensurar os resultados. Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital: tudo pode ser mensurável. Por isso, no planejamento, defina quais serão os KPIs a serem analisados. A partir da análise dos resultados, você saberá quais conteúdos estão tendo bons resultados e quais precisam ser otimizados.
 
O marketing de conteúdo é uma tendência que vem tendo sua importância reconhecida por um número cada vez maior de empresas de todos os segmentos. Afinal, como vimos, suas vantagens podem ser extremamente importantes para o sucesso de uma empresa.
E aí, está pensando em começar a investir em marketing de conteúdo para sua empresa. Para que os resultados sejam os melhores possíveis, contar com a ajuda de uma agência especializada faz toda a diferença. A WEBi é uma agência de marketing digital consolidada no mercado há 19 anos, contando com profissionais qualificados para ajudar sua empresa a crescer no meio digital. Solicite um orçamento sem compromisso. Estamos esperando seu contato!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. E não deixe de nos acompanhar no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Obrigado e até a próxima!