Mantenha-se motivado em sua Loja Virtual

O começo de um negócio pode ser algo bastante árduo, fazendo com que a maioria que consiga passar por esse estágio seja preenchida de pessoas altamente motivadas, com força de vontade e difíceis na queda. Se você não é uma dessas pessoas e está precisando daquela carga extra para continuar no mercado, vamos te ajudar por aqui.
Existem coisas sobre a motivação que muitas pessoas desconhecem e também existem fatos sobre os momentâneos fracassos que grande parte da população também ignora. E isso você irá perceber adiante.
A AUTOREFLEXÃO ORIENTADA
Nós já sabemos que você vira a noite encucado e tentando encontrar alguma solução para alavancar o seu negócio, assim como fica tentando achar as causas para que a situação esteja tão mal. Porém, deixe a orientação partir de alguém de fora.
Você já parou para estudar o mercado, olhar estatísticas e ver a média de crescimento de empresas do seu setor? Já parou para pensar na proposta que a sua empresa vem apresentando, se ela é realmente útil e aplicável no dia a dia do seu público-alvo? Já parou para pensar no seu público-alvo e na maneira que você se relaciona com ele? Já conseguiu decifrar suas necessidades e os buracos do mercado? Já pensou em incrementar a qualidade de seus serviços ou produtos? Ou até mesmo em procurar qualificação para a sua tarefa?
Se já fez isso tudo e o crescimento é pouco ou quase nulo, tudo bem, as coisas não estão tão ruins como você imagina. Se você não fez nem metade disso, sugiramos que comece desde hoje a aplicar tais atividades à sua lista de obrigações. Contudo, continue lendo este artigo. Ele vai ajudar todos.
AS TAREFAS DE TODO O SANTO DIA
Às vezes o que mantém os profissionais desmotivados é não perceber o que a tarefa desempenhada pode alterar na sua vida e na vida de outras pessoas. Isso é muito comum. O que mais tem de profissional que não sabe por que está fazendo tal tarefa é um absurdo. O que torna o trabalho mecanizado, sem humanidade e cada dia mais entediante.
O que fazer, então? Primeiro, vamos tratar de você. Manter um negócio de loja virtual pode ser mais complicado do que muitos pintam por aí. Não é só produzir e vender, ou vender e produzir como alguns vêm fazendo, mas criar uma identidade da empresa, se aproximar dos clientes, manter um relacionamento próximo através de inúmeras formas que já existem hoje em dia.
E para fazer isso, temos que lidar com tarefas que podem parecer inúteis ou que não criam diferença alguma. Para tentar resolver esse problema, nós sugerimos a utilização de uma lista diferente. Ao invés de criar uma lista com coisas para fazer durante a semana, experimente anotar no dia de domingo todas as atividades que você fez durante a semana. Isso vai mostrar para onde você está indo com as coisas que são realizadas todos os dias. É como andar até um lugar e depois pegar um mapa para saber qual e como o caminho foi percorrido.
E se você se sente um pouco insignificante diante do mercado, tente pensar no quanto o consumidor pode ser beneficiado através de seu produto. Pense que você está corrigindo um dos incômodos do mercado físico com o e-commerce, que isso é uma tendência e que com as atividades certas nas horas certas as coisas podem deslanchar.
VARIE AS ATIVIDADES
Não seja que nem seu calendário de aulas na faculdade, com todas as aulas do dia de apenas uma cadeira. Isso deixa muitos profissionais entediados, o que acaba se misturando com a baixa rentabilidade do negócio no momento. O que é algo passageiro, já que o e-commerce cresce a cada ano.
Sempre divida as suas atividades do dia incrementando diversas ações de natureza diferentes. O que importa é você saber que tem controle sobre si mesmo, se estiver querendo um dia mais monótono para diminuir a correria, faça isso. Quem controla sua agenda é você.
MANTENHA O FOCO
E mesmo depois de começar a trabalhar nos itens acima, lembre-se que acima de tudo o mais importante é manter o foco no que você acredita. Pois como falamos constantemente em nossas relações pessoais com os clientes, a parte tecnológica é a mais pragmática de ser resolvida, depois que a sua loja virtual vai para o ar é aí sim que os desafios começam a aparecer e seu foco e determinação poderão fazer toda a diferença entre o seu sucesso ou não.
E este texto não acaba aqui. Conte para nós suas experiências com a falta de motivação para seguir em frente no seu negócio.