A importância das imagens em seu blog

As imagens são uma das coisas mais importantes quando você está tentando construir uma identidade visual bastante bacana para o seu site. A forma como elas se aplicam ao texto, intercalando o conteúdo com a ilustração, pode garantir um atestado de leituras agradáveis, explicativas e bastante prazerosas. Para um blog isso é essencial, principalmente se você pretende trabalhar com conversão, links para landingpages, entre outros artifícios que bons artigos publicados nos blogs podem proporcionar.
Por isso é sempre importante que o webmaster esteja a procura de boas imagens para poder complementar o seu texto com inteligência, estilo e boas chances de converter isso tudo em mais cliques e compras dentro de seu site. Isso é primordial nos tempos de hoje.
Mas, nós também sabemos que achar uma boa imagem por aí na internet pode ser uma tortura das mais difíceis. Principalmente se você não dispõe de uma conta em um site especializado, tendo que correr atrás de imagens com licença livre e gratuita. Aí a busca adquire características bem intragáveis. Só com muita paciência você acaba conseguindo aquela figura que casa perfeitamente com a proposta do texto.

POR QUE BOAS IMAGENS SÃO TÃO NECESSÁRIAS?

Porque sem elas o seu texto perde aquele toque de atração, aquele poder de persuasão que pode exercer sobre o leitor. Uma imagem vale mais do que mil palavras, já diz o ditado popular. Então, quando você coloca uma imagem que tem a ver com seu texto, você acaba confirmando o que está escrito de uma forma sem igual.
E como é que a imagem pode deixar esse texto mais interessante? Ela consegue partilhar o que está escrito, facilitando a leitura e deixando-a mais prazerosa. O fato é que se o seu artigo tiver uma imagem que mereça destaque, a pessoa já vai simpatizar com o seu texto mesmo antes de ele ser lido.
Outro grande fato é que quando o leitor vai chegando ao meio de uma leitura, a sua mente, acostumada ao ritmo frenético da internet, já vai querendo partir para outro site, fazer outras coisas. Quebrar o texto com imagens vai fazer com que essa sensação de urgência vá se dissipando.
O truque que muitas pessoas fazem na internet é usar imagens icônicas que representem algo bem famoso na cultura pop ou que faça parte do nicho do seu público alvo. Por exemplo, num site onde os leitores provavelmente gostam de cinema, mesmo que esse não seja o assunto tema do site, publicar algo com uma foto do grande Dude, personagem de Jeff Bridges em The Big Lebowski, clássico super cool dos Coen, vai chamar muito a atenção de qualquer um que esteja de visita pelo blog. A mesma coisa acontece com todas as áreas que você imaginar. Referências sempre é um ponto alto e trazem mais afeição por parte dos leitores.

ONDE EU POSSO ACHAR BOAS IMAGENS?

Esse é um processo complicado, mas pode ser feito com maestria. Basta ter paciência, ou acessar o nosso blog, onde há dicas quentíssimas pra vocês. E uma delas é o site da CreativeCommons, onde você tem reunidos vários canais de imagens espalhados pela internet onde há fotos de alta definição e com licença grátis garantida. Então, por aí já vai um grande alívio. Você não vai precisar ficar se preocupando se está infringindo algum direito autoral e ao mesmo estará com uma bela ilustração para o seu texto.
Um site interessante é o Sotck.Xchng, onde há mais de 400.00 imagens gratuitas para você usar. O ponto não tão alto assim é a qualidade. Geralmente as fotos permeiam o campo de razoáveis ou boas, mas com um acervo tão grande e gratuito, acreditamos que você pode achar algo bom.
Outro ponto em que a qualidade não é foco principal, mas sim a quantidade, é o Every Stock Photo. Acredite se quiser, no contador do site há mostrando que o acervo é de mais de 20.000.000 de imagens. Isso mesmo, mais de vinte milhões de fotos. Provavelmente você achará uma coisa boa por lá.
Já o Stock Vault é exatamente o contrário. Ele só possui 44.000 imagens, um número reduzido frente aos seus concorrentes. Porém, a qualidade das fotos é muito superior. Dê uma olhada por lá e talvez você acabe achando o que estava precisando. Quem sabe.
Os últimos sites gratuitos a serem citados são os Morguefile e o RgbStock. Digamos que não são monstros das imagens na internet, mas costumam entregar bons resultados dentro daquilo que é proposto. No Morguefile você pode achar imagens de qualidade, mas sempre vale a pena dar uma boa procurada. O RgbStock é algo bem mais comum e intermediário.
Quase íamos esquecendo. O Pixabay também é um excelente site apenas com imagens gratuitas em alta definição, mas o acervo também é reduzido, é claro. Não se pode ter tudo. O fato é que com esses sites você pode se virar por um tempo até ter condições de conseguir imagens pagas para os textos do seu blog. Não deixe de fazer isso. E você também pode ajudar os leitores. Conhece algum site de imagens gratuitas que vale a pena ser mencionado?