Conheça o Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é como uma parede de tijolos. Nada acontece da noite para o dia. Você tem que ir colocando os tijolos, de qualidade, deixando a edificação cada vez mais firme, para ir sustentando essa parede que será algo que todas as pessoas verão. Quanto mais alto o muro, mais visível e notável ele fica. O marketing de conteúdo está aos poucos tornando-se importante aqui no Brasil, embora lá fora no exterior seja gasto em média 25% do orçamento da empresa com este tipo de marketing. É um fenômeno. E tem mais estatísticas para você. 90% dos consumidores acham que o marketing de conteúdo é algo útil.
E por que o Brasil anda tão atrasado em relação a este tipo de marketing? Bem, isso pode estar envolvido com algumas práticas publicitárias que são tabu ainda no Brasil, entre outros motivos sobre os quais nós não nos aprofundaremos. O nosso foco aqui é tratar sobre o marketing de conteúdo, um grande revolucionário da publicidade que ainda está esperando ser acordado aqui no Brasil.
DO QUE SE TRATA?
Sabe o que é conteúdo? É aquilo que preenche algo. O conteúdo é a substância, o sentido, a essência, o teor de uma coisa. É aquilo que está contido em algo maior. Na internet nós poderíamos identificar o conteúdo como os vídeos que são postados no Youtube, como os textos que estão espalhados pelos blogs, como as imagens que fazem sucesso nas mídias sociais, entre outros exemplos.
Agora, nós chegamos à parte principal. O que seria marketing de conteúdo? Seria aproveitar esse conteúdo existente na internet para fazer o seu marketing. Mas aí você poderia dizer que estamos tratando de mais outra peça publicitária qualquer. A diferença aqui é que o conteúdo é realmente um conteúdo. É algo útil, que não tem somente a intenção de propagar o nome de uma marca, mas de informar, entreter e criar um relacionamento com o consumidor. No marketing de conteúdo a propaganda não assume um caráter impessoal do tipo: “dê o seu dinheiro que nós entregamos um serviço/produto de primeira para você”. No marketing de conteúdo não existe uma troca, a empresa fornece um conteúdo útil, que entretém e informa, em troca de nada. Um nada bastante sutil, porque o consumidor vendo isto é induzido a confiar mais na marca.
CONVERTENDO EM LUCRO
Sabe por que o marketing de conteúdo é um muro de tijolos? Porque pouco a pouco, a cada conteúdo sendo publicado através dos blogs, das mídias sociais, do Youtube, a confiança e a capacidade de influência da marca vai crescendo perante os consumidores. E quando isso acontece, fica mais fácil para qualquer pessoa decidir adquirir os serviços ou os produtos que estão sendo comercializados. E, logicamente, isso se converte em lucro.
Existe um motivo para os empresários investirem boa parte de seu orçamento no marketing de conteúdo. Ele dá lucro. E essa probabilidade de lucro só tende a crescer. Principalmente no Brasil, um país onde esse sistema de marketing ainda não acordou. Existem boas empresas que trabalham com content marketing no Brasil, mas ainda é difícil obter esse reconhecimento diante das já batidas estratégias existentes no país.
Mas, claro que para isso não basta fazer qualquer coisa. Os conteúdos postados devem sempre ser interessantes, bem redigidos e revisados, atentando para o público-alvo da empresa, pois sem isso todos os benefícios do marketing de conteúdo não serão alcançados. E isso é muito importante, pois o mercado só possui uma tendência: crescer.

Nós podemos lhe ajudar, quando o assunto é marketing de conteúdo. Conte com os heróis da internet! 😉