Conheça mais sobre o marketing de oportunidade

Oportunidade. De acordo com a definição do dicionário, trata-se de uma ‘conjuntura ou momento favorável, uma chance’, e ainda a ‘perspectiva ou possibilidade de fazer alguma coisa’. Estar antenado no que está acontecendo a nossa volta e ser sensível às questões que mobilizam as pessoas – seja no mundo físico ou digital – é uma boa forma de se diferenciar e o marketing de oportunidade resume-se, justamente, a captar estes movimentos de tendência no mercado e usá-lo em favor de uma marca, produto ou serviço.
Na prática, funcionaria, basicamente, desta forma: uma reportagem em um jornal de renome ganha repercussão nas redes sociais. O material trata de uma semente que promete revolucionar as dietas emagrecedoras. Você tem um cliente de produtos naturais que já comercializa essa semente e usa essa efervescência do momento para produzir materiais relacionados, colocar o assunto em discussão e, em último caso, mostrar que a empresa tem aquele produto para vender.
Mas existem muitas formas de explorar estas oportunidades que são dadas e podem ser muito bem exploradas pelas equipes de marketing digital ou responsáveis por este trabalho. Vamos a algumas delas:
CRIAR UMA PÁGINA NO SITE
Aproveitando o momento você pode criar uma página de conteúdo em seu site dedicada exclusivamente a falar do assunto. Elementos que demonstrem autoridade no assunto e dedicação a melhor informar os usuários da internet são muito bem vistos por clientes em potencial e também pelo Google.
BLOG
Um bom passo também é produzir um material para blog. Nele, você pode explicar mais sobre as propriedades desta semente (seguindo com o exemplo dado acima), quais seus benefícios, efeitos no organismo, etc. Ao final, pode linkar para sua página interna do site, com um formulário visando converter aquele visitante em lead qualificado. Para a venda propriamente dita ou para a nutrição deste lead, até que ele chegue no momento de compra. Vale a dica que, por se tratar de uma oportunidade, é preciso encurtar o ciclo de compra para converter rápido esse lead.
REDES SOCIAIS
Explore o assunto e coloque em discussão para seus seguidores nas redes sociais. Divulgue sua nova página do site, um link para o texto do blog e engaje. Não tudo de uma vez, mas aproveitando o momento.
LINK PATROCINADO
Patrocine no Google Adwords palavras como ‘semente de…’, ‘dieta da semente de…’ e apareça em evidência para as pessoas que estão buscando por estes termos no Google. Isso também costuma gerar muitas oportunidades de negócio.
Não se esqueça, no marketing de oportunidade é preciso agir rápido e aproveitar o movimento antes que esta tendência se dissipe. Não se trata aqui de um bombardeio de informações em um curto espaço de tempo, mas de compreender que a fluidez das informações tende a fazer com que as tendências de busca provenientes deste tipo de oportunidade não durem mais que alguns dias, obrigando a agir rápido (e com bom-senso).
Curtiu o material? Aproveite para ler também 7 dicas para converter visitantes em leads e faça de sua plataforma virtual uma máquina de conversões!