O algoritmo do Google mudou. O que você tem a ver com isso?

Quem não se atualiza fica para trás e o Google é a prova viva disso. Desde que despontou na internet, se transformou em um eficiente buscador e site de pesquisa. Hoje é um gigante que “domina” todas as áreas da internet. E, como todo produto de tecnologia top, as suas atualizações periódicas demandam atenção e alguns procedimentos para aproveitar ao máximo a plataforma. Conhecendo as novidades que o Google traz, você pode tirar duas lições de extrema importância, uma prática e uma conceitual. Quer saber quais são? Primeiro vamos às atualizações!
CONFIRA O QUE MUDOU:
São basicamente três mudanças importantes. Quem trabalha com SEO, deve ficar atento para as consequentes alterações no processo de desenvolvimento e ranqueamento do seu site na página do Google. A mais recente das atualizações trouxe um pouco de polêmica. Tem a ver com a utilização do Authorship. Antes, as coisas funcionavam assim, o seu perfil no Google+ era indexado à página na qual você assinou como autor. Nos rankings de busca, aparecia a sua imagem, o nome do perfil e a quantidade de círculos.
A atualização retira a sua imagem e o número de círculos, deixando apenas o seu nome. Isso gerou algumas reclamações e perguntas sobre a utilidade do Authorship. Até hoje não se sabe oficialmente a quantidade de cliques a mais que é gerada desde que o lançamento do Authorship em 2012 aconteceu. Porém, nós recomendamos: continuem utilizando a ferramenta. Até porque ela não foi extinta, o seu nome com o link para o perfil no Google+ continua aparecendo. O que mudou foi apenas o modo como ele aparece. As outras duas mudanças significativas são o Panda 4.0 e o Payday Loan 2.0.
O que é cada um deles? Bem, começando pelo Panda, que sofre com atualizações periódicas e sem motivo para tanto alarde, dessa vez o caso foi um pouco mais sério. A intenção do Google com essa atualização é punir com mais eficiência os sites desqualificados que aparecem no ranking das buscas. Então, se a sua página estiver aparecendo na primeira página, mas ela não é otimizada e você entende muito pouco de SEO, por favor, comece a atualizar seu site antes que você se dê mal. Já em relação ao Payday Loan 2.0, os spammers é que estão na mira.
O Google vai se focar ainda mais nos rankings de busca que são recheados de propagandas vazias e perigosas. Esse nome vem do fato de que o termo “payday loan”, algo como um pagamento antecipado do salário, vai resultar numa busca com altos índices de spam. E quais são as lições que podemos tirar disso tudo?

AS LIÇÕES QUE O ALGORITMO DO GOOGLE PODE NOS DAR
Por incrível que pareça, vamos chover no molhado, mas essa “chuva” será muito necessária. Parece que a maioria dos aspirantes a webmasters ou singelas lojas de e-commerce ainda não aprenderam o que é necessário para ser uma página de respeito de acordo com o Google. Já que o mobile é a grande tendência no momento, o Google também está sintonizado com isso. A empresa informou que a imagem e o número de círculos foram removidos do Authorship para melhorar a experiência de quem usa mobile.
Quanto às outras duas mudanças, fica claro que ainda se faz necessário alertar aos proprietários de páginas na internet: é preciso conteúdo de qualidade, e bem feito! Sem isso a sua página não vai dar certo e hoje em dia, mais do que nunca, isso é certeza. Porque o mercado é feito de atualizações e de novas tendências. E essa é uma lição que você precisa tirar, nunca pare de se atualizar e de conhecer o que há de novo.
Mas se você achou complicado ou ainda não sabe como lidar com tudo isso, deixe que os super heróis da Agência WEBI entrem em ação, buscando o melhor posicionamento na busca e ranqueamento do seu site ou blog no Google. Oferecemos um pacote completo que reúne as técnicas mais aperfeiçoadas e “matadoras” de Marketing Digital para que sua empresa ou marca alcancem os resultados esperados. Quer saber mais? Dá um Google aí que a gente se entende!