Por que a mídia paga é tão importante para sua estratégia de marketing?

Empresas de diversos segmentos já perceberam a importância de apostar em estratégias digitais para aumentar a visibilidade no mercado e conquistar novos clientes. Esse novo cenário acirrou a concorrência no meio digital e obrigou muitas empresas a apostarem na mídia paga para que fossem encontradas pelos usuários.

Claro que um trabalho de SEO bem feito ajuda sua empresa a ser encontrada, mas é um processo que pode demorar meses para que sua empresa fique em evidência. A mídia paga, por sua vez, pode trazer resultados imediatos, já que coloca sua empresa em evidência no mesmo dia em que você faz um anúncio.
Os resultados já podem ser percebidos algumas horas após a veiculação do anúncio. Incrível, não é mesmo? E se você ainda não conhece a importância da mídia paga para sua estratégia de marketing digital, continue a leitura e descubra como ela pode te ajudar!

Afinal, o que é mídia paga?

A mídia paga consiste, basicamente, em pagar pela exposição de sua marca. Funciona assim: você cria um anúncio e paga para alguma plataforma, como o Google, exibir aquele anúncio nas primeiras posições dos resultados de uma busca específica.
Vamos te dar um exemplo clássico: você já deve ter visto aqueles anúncios que aparecem, normalmente, nas três primeiras posições do Google quando você busca por um produto ou serviço específico. Isso é mídia paga! Esses anúncios se diferem dos demais resultados e não estão lá por acaso, os anunciantes pagaram para estar nas primeiras colocações.
O grande objetivo desse tipo de mídia é gerar resultados em pouco tempo e promover sua marca para um maior número de usuários. Mas não é só isso que a mídia paga pode fazer por sua empresa!

Quais são as vantagens?

Investir em mídia paga traz diversas vantagens para sua empresa. Confira as principais!

Aumenta a visibilidade

Com a mídia paga, todos os usuários que realizarem uma pesquisa online com as palavras-chaves que você investiu nos anúncios irão encontrar sua empresa. Isso significa maior visibilidade para sua marca e, consequentemente, maiores chances de conversão em vendas.
Além disso, os anúncios pagos nas redes sociais são capazes de alcançar um número muito maior de pessoas. Seus anúncios podem, por exemplo, atingir pessoas que ainda não curtiram ou não seguem o perfil de sua empresa ou sequer conhecem sua marca.

Gera mais tráfego

Com o aumento da visibilidade, consequentemente, você irá gerar mais tráfego para seu site e para redes sociais. A lógica é simples: quando sua empresa começa a ficar em evidência, a tendência é que os usuários cliquem nos anúncios para conhecer melhor seu negócio.
O aumento do tráfego também traz outra vantagem: por ser um dos requisitos que colaboram para o melhor ranqueamento nos motores de busca, seu site pode melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Segmentação

A mídia paga permite que você segmente o público de acordo com seus interesses. Dessa maneira, você pode investir nas estratégias corretas para atingir um público específico e não perde tempo nem dinheiro fazendo anúncios que não vão atingir pessoas com chances reais de fechar um negócio com você.
Quando você segmenta os anúncios, eles são exibidos para as pessoas que você deseja alcançar. E aí, as chances de você converter os usuários atingidos por aquele anúncio são muito maiores!

Traz resultados rápidos

Como dissemos no início, os resultados podem ser visíveis algumas horas após a veiculação do anúncio. Isso porque, com a mídia paga, os resultados de pesquisa colocam sua marca nas primeiras posições, além de começar a veicular o anúncio nas redes sociais, caso você tenha investido nessa estratégia.
Logo, você verá os cliques e acessos aumentarem. As chances de venda também são maiores, já que quando o usuário realiza uma busca específica sobre um produto, por exemplo, ele já sabe o que quer e só está procurando a melhor empresa para que ele possa realizar a compra. E se o seu anúncio aparecer para ele, há chances reais de que ele feche negócio com você.

Investimento acessível

As vantagens são tantas, que muita gente ainda acha que para investir em mídia paga é preciso fazer investimentos altos. Isso é um mito que precisa ser derrubado. Os valores da mídia paga são flexíveis e, dependendo da palavra-chave que você irá se basear para fazer o anúncio, por exemplo, os custos podem ser extremamente baixos e benéficos.
Claro que palavras-chave muito disputadas possuem um valor maior de investimento e, nesse caso, podem acontecer espécies de leilão em que o anunciante que pagar mais terá seu anúncio exibido no topo dos resultados da pesquisa. Mas, para empresas que estão começando, o custo-benefício pode ser extremamente vantajoso, já que é possível colocar sua marca em evidência sem gastar muito.

Onde devo investir?

A mídia paga oferece vários canais de investimento para que você aproveitar todos os benefícios que essa estratégia oferece. Confira quais são!

Google Adwords

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas quando falamos em mídia paga. E não é à toa, já que o Google é o maior buscador do mundo e é lógico que ele seja um dos principais canais de investimento em mídia paga.
Com o Google Adwords, é possível criar anúncios que serão exibidos nos primeiros resultados das pesquisas: os famosos links patrocinados. Eles são responsáveis por colocar sua empresa em evidência, aumentando a margem de cliques e visitas em seu site.

Redes sociais

Uma das grandes vantagens em investir em mídia paga nas redes sociais é a possibilidade de realizar anúncios e campanhas extremamente segmentados. Dessa forma, você aumenta o alcance e reconhecimento de sua marca e de quebra, atinge as pessoas com chances reais de se tornarem seus clientes.
Mas é preciso ficar atento à forma como você irá configurar um anúncio nas redes sociais, pois cada uma delas exige uma estratégia diferente. Além disso, é preciso ter outro cuidado a mais: as pessoas que navegam nas redes sociais não estão em busca de realizar uma compra naquele momento. Por isso, é importante pensar no modo com que o anúncio será feito para que ele possa alcançar os resultados desejados.

Remarketing

Você certamente já passou por essa situação: você estava pesquisando um produto em um determinado site, fechou a aba e acessou outro site. E lá estava um anúncio sobre o mesmo produto que você estava conferindo ou algum outro muito parecido. Parece mágica, mas é só o remarketing em ação.
O remarketing permite que você reforce seu produto e sua marca na mente do consumidor, despertando ainda mais o desejo de compra e fazendo com que ele lembre de seu negócio quando precisar realizar uma compra.
 
Se você quer construir uma estratégia de marketing digital de sucesso, o investimento em mídia paga não pode ficar de fora. Como vimos, essa prática traz diversas vantagens para sua marca e possui várias canais de investimento.
Para que você possa ter os melhores resultados possíveis investindo em mídia paga, o mais recomendado é contar com uma agência especializada para realizar todo o processo. Aqui na WEBi, contamos com profissionais capacitados para traçar as melhores estratégias de mídia paga para seu negócio. Deixe sua empresa nas mãos de quem entende do assunto! Entre em contato conosco. #vemprawebi.