Você conhece o Dia do Consumidor? O evento, o qual vem ganhando força nos últimos anos, já é considerado por muitos a Black Friday do primeiro semestre do ano. Tendo como data oficial o dia 15 de março, ele é uma ótima oportunidade para o comércio alavancar as vendas em uma época que costuma ser fraca.
Mesmo sendo um evento recente, números revelados por diversas pesquisas mostram que o Dia do Consumidor possui um grande potencial de crescimento. Alguns desses números, inclusive, revelam que a data pode, nos próximos 2 ou 3 anos, ter a mesma ou até maior relevância para o comércio brasileiro que a própria Black Friday.
Sendo assim, é de suma importância conhecer a data e ter a consciência do quão influente ela pode ser para o comércio. Quer saber mais sobre o Dia do Consumidor? Então vem com a WEBi! No conteúdo abaixo, nós vamos te contar um pouco mais sobre a história e apresentar dados significativos a respeito do dia. Confira!
Dia do Consumidor – Um Histórico
Como já citamos, o Dia do Consumidor é uma data relativamente nova. Porém, apenas no Brasil. Enquanto por aqui ela possui seus 5 anos de existência, nos Estados Unidos o dia já está consolidado há vários anos. Criada em 1962 pelo então presidente americano John F. Kennedy, a data era, originalmente, apenas um dia para celebrar os consumidores.
Kennedy, quando instituiu a comemoração, também fez um icônico discurso no Congresso Americano. Nele, listou os quatro direitos do consumidor: ser ouvido, segurança, informação e escolha. A fala do presidente marcou o evento, o qual passou a ser chamado de Dia Internacional dos Direitos do Consumidor.
Aproveitando-se da pré-existência da data, o comércio brasileiro – mais especificamente o site de buscas e comparações de preços Buscapé – a adotou em 2014, porém como uma maneira de incentivar o consumo em uma época do ano que não possui nenhum evento especial.
Dia do Consumidor x Black Friday
Para te mostrar com mais clareza como o Dia do Consumidor tem tudo para ser a nova Black Friday, trouxemos algumas informações da maior autoridade do mundo em dados e pesquisas on-line: o Google.
Muitos consideram o ano de 2015 como decisivo para a consolidação da Black Friday no Brasil. Em 2014, apenas 27% dos brasileiros conheciam o evento. Naquele ano, porém, o varejo começou a adotar a data com mais força. E o resultado foi expressivo: no ano que se seguiu, o número subiu para 56%.
No caso do Dia do Consumidor, podemos observar, comparando os anos de 2018 e 2019, uma situação semelhante. Em pesquisa realizada no início do ano passado, apenas 30% dos consumidores entrevistados disseram conhecer a data. No entanto, quando o restante recebeu explicação sobre o que é a data, 81% afirmaram que pretendiam comprar no dia.
Tais dados, combinados ao crescente número de empresas apostando em campanhas e promoções para a data, mostram como 2019 e 2020 podem ser para o Dia do Consumidor o que 2015 foi para a Black Friday.
Dados sobre o Dia do Consumidor nos últimos anos
Com o crescimento do interesse pela data por parte dos consumidores, é natural que haja aumento no volume de procura. Além de a quantidade de pesquisas crescer a cada ano, elas também estão começando cada vez mais cedo. Enquanto nos anos de 2015 e 2016 o número de pesquisas não foi relevante antes da 6ª semana do ano, a 2ª semana de 2017 já teve dados expressivos.
Comparando o volume de buscas no Google nos anos de 2016 e 2017, fica ainda mais claro como a jornada foi gradual. De um ano para o outro, a procura por produtos on-line no dia cresceu em 23%. O termo “dia do consumidor” também viu um acréscimo: 9% a mais no volume de pesquisas.
Mais um dado interessante aqui é o da intenção de compra dos consumidores. Ainda que móveis, alimentos e produtos de limpeza também apareçam na lista, eles são superados com folga por TVs, roupas e calçados e, especialmente, celulares. Os smartphones, por serem produtos de maior valor, são os líderes de interesse.
Como aproveitar o Dia do Consumidor para vender
O principal objetivo de uma data como esta é claro: conseguir mais vendas. Para ajudar nessa missão, a WEBi trouxe duas dicas práticas para você colocar o seu comércio na frente. Veja:
Tenha cuidado com o que você promete
A maior reclamação dos consumidores neste tipo de evento, especialmente a Black Friday, e, futuramente, também o Dia do Consumidor, é a enganação das empresas. É comum de se ver promessas de grandes condições e uma entrega que não condiz com o que foi prometido.
Para evitar frustrar seus clientes e criar uma imagem negativa da marca, nunca prometa o que você não irá cumprir. Assim, além de ter uma maior chance de deixar o consumidor satisfeito, você ainda pode vender mais.
Faça promoções relevantes
Além de não quererem ser enganados, os clientes também não querem ver promoções que eles poderiam ver em qualquer outra época do ano. A dica aqui é oferecer descontos e outras condições nos principais produtos ou serviços oferecidos, aumentando o interesse.
Outra ação muito efetiva é de uso de brindes. Oferecer acessórios que complementem o produto principal, além de agradar o cliente, pode ajudar a concretizar a venda.
Trabalhe o pós-evento
Existe algo melhor que receber uma promoção quando não se espera? Apenas seguindo essa lógica, você pode fortalecer ainda mais a sua marca. Depois que o Dia do Consumidor passar, não perca a oportunidade de trabalhar a base conquistada.
Oferecer benefícios e criar ações específicas são ótimas maneiras de se relacionar com os seus leads e, consequentemente, aumentar a taxa de recompra.
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