Criado em 2010, o Instagram foi uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, alcançando a marca de 700 milhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. Só no Brasil, são mais de 35 milhões de pessoas que utilizam o aplicativo, o que coloca o país como o segundo maior usuário do Instagram.
Diante da visibilidade e crescimento da rede social, as empresas têm se atentado às possibilidades de venda por meio dessa plataforma, já que o Instagram tem se mostrado um poderoso aliado nas estratégias de marketing, para aumentar o volume de vendas de seus produtos e serviços.
Se sua empresa já emprega essa ferramenta como estratégia de venda ou se você está pensando em implementá-la em seu negócio, vamos te ajudar a utilizá-la da melhor maneira possível. A seguir, você confere 4 dicas para aumentar suas vendas por meio do Instagram!
Seja consistente nos posts
Se você quer vender mais pelo Instagram, o primeiro passo é oferecer conteúdo de qualidade para suas personas. Isso quer dizer que você deve investir em posts com imagens e legendas relevantes, que irão aumentar o número de visitas em sua página de maneira orgânica e despertar o interesse de compra em quem está lendo.
É claro que você deve publicar fotos e vídeos sobre seus serviços e produtos, mas publicar somente esse tipo de conteúdo pode ser exaustivo para quem entra em sua página. A dica é investir, também, em conteúdos focados no engajamento, para criar uma maior afinidade com o público.
Para as empresas que utilizam o Instagram como ferramenta de venda, temos uma palavra de ordem: comprometimento. Ser consistente também significa que você precisa estabelecer uma periodicidade de postagem e postar com a frequência determinada. Nada de fazer alguns posts e depois abandonar a página, ok?
Use imagens reais de seus produtos e serviços
As pessoas entram no Instagram para ver fotos e vídeos, muito mais do que para ler conteúdos, como acontece no Facebook, por exemplo. O Instagram é uma rede visual e, por isso, investir em imagens de qualidade é um passo muito importante para que você consiga aumentar seu volume de vendas.
Contudo, é preciso sempre usar imagens reais de seus produtos e serviços. Nenhum cliente gosta de ver algo em redes sociais e, na hora de realizar a compra, perceber que não é bem aquilo que ele esperava. Mas, como a máxima do Instagram é a imagem, invista em fotos com variações de iluminação, ângulos e enquadramentos para criar imagens atrativas e que valorizem o aspecto final de seu produto.
Aposte em hashtags com geolocalização
A hashtag é uma grande aliada para aumentar as vendas de sua empresa, já que é a forma mais fácil dos usuários encontrarem produtos e serviços que estão interessados. Basta eles procurarem pela hashtag específica e todo o conteúdo que recebeu aquela marcação, será disponibilizado na tela do usuário.
As vantagens das hashtags é que elas aumentam, significativamente, as visitas em sua página, se você souber usá-las da maneira correta. Uma boa maneira de obter esse resultado é utilizar hashtags com geolocalização, já que elas permitem que pessoas próximas
à você, encontrem sua marca.
O ideal é usar hashtags relacionadas com os interesses de suas personas, que tenham ligação com seus produtos/serviços e acrescentar hashtags com o nome do bairro ou da cidade em que sua loja está situada, para aumentar seu poder de venda local.
Aproveite o poder do stories
O stories foi a última grande atualização do Instagram e, assim como os demais recursos da rede social, pode ser usado a favor de seu negócio. Uma boa dica para aumentar as vendas de sua empresa por meio dessa opção é oferecer promoções por um curto período de tempo, dar todas as explicações no stories e, ao final, direcionar o leitor para o link em sua biografia ou disponibilizar o link para a promoção no próprio stories.
Outra alternativa é mostrar os bastidores e a rotina de sua empresa por meio do stories. Isso ajuda a aumentar a empatia de seu público ao passar uma imagem mais humana e transparente de sua empresa.
O Instagram pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas de sua empresa. Contudo, é preciso analisar se a ferramenta é uma boa opção de venda para seu negócio, já que não é indicada para todo tipo de empreendimento. Antes de sair investindo no Instagram, é preciso se atentar às características de seus produtos e às necessidades de suas personas. Seus produtos são visuais? Suas personas utilizam o Instagram como mecanismo de compra? Elas consomem conteúdo nessa rede social? Se a resposta para essas perguntas for sim, então vale a pena investir no Instagram, caso contrário pode ser desperdício de tempo e dinheiro.
Para obter melhores resultados de venda com o Instagram, o ideal é contar com uma agência preparada, que lhe forneça todo o suporte necessário. A WEBi conta com uma equipe especializada que irá ajudar a alavancar as vendas de seu negócio. Solicite um orçamento. Nossos heróis estão preparados para lhe ajudar!