Você contratou uma agência ou um ‘freela’ e agora tem sua plataforma digital pronta. E com ela pretende abrir novos horizontes para seu negócio, expondo marca, serviços e produtos, ganhando assim novos clientes.
De fato ter um bom site é essencial dentro de uma estratégia de marketing digital com base em resultados efetivos. Contudo, esse é apenas o primeiro passo em uma longa caminhada, que inclui etapas como:
Relacionamento com os clientes e com seu segmento
Criação de um blog e geração de conteúdo relevante
Testes A/B para readequação constante em prol de um site que converta
Análise frequente dos dados gerados pelo Google Analytics
Segmentação e nutrição de leads
Esses itens listados compõem uma pequena parcela do trabalho a que se dedica o marketing digital. Sob orientação das técnicas e práticas propostas pelo Inbound Marketing, você precisa, antes de mais nada, elaborar um planejamento com metas em curto, médio e (principalmente) longo prazos.
Nesse planejamento é preciso estabelecer a forma como você irá trabalhar os itens listados acima, entre outros. Vamos falar melhor sobre alguns deles agora.
CONTEÚDO OTIMIZADO
Gerar conteúdo autoral e relevante talvez seja a grande chave para o sucesso de um planejamento. Tanto no blog quanto nas páginas internas, é esse conteúdo que vai demonstrar sua autoridade no assunto para o público e colocar – aqui associada a outras técnicas – sua empresa bem posicionada no Google, observando as palavras-chave importantes para seu negócio e segmento.
É ai que entra a otimização do conteúdo, tendo em vistas as palavras-chave traçadas no planejamento e validadas por ferramentas que demonstram tendências de busca na internet. Gerar autoridade para cada palavra-chave em páginas próprias, utilizando-as no h1, h2, título da página (na aba de navegação) e por ai vai.
REDES SOCIAIS
Regularidade e relevância também são palavras de ordem para quem quer ampliar as visitas a um site a partir das redes sociais. Entender seu público, manter uma linguagem apropriada, agir nos horários de maior interação e sempre dar respostas rápidas aos questionamentos e críticas irão te ajudar a prosperar nesse ambiente. Importante sempre colocar links direcionando seus seguidores às páginas de maior interesse para seu negócio. Impulsionar corretamente as publicações e selecionar as redes sociais que mais condizem com o perfil do seu cliente também podem promover as redes sociais de simples ambientes de relacionamento para fontes reais de tráfego qualificado para seu site.
PATROCÍNIOS
Como qualquer plataforma de divulgação, a internet cobra seu preço para dar destaque aos clientes. Dessa forma, é preciso ter em mente que otimizações e patrocínios não são rivais, mas complementares. Direcionar suas publicações pelas redes sociais certas e para o público certo, além de patrocinar palavras-chave estratégicas para seu negócio, via Google Adwords, são ações essenciais. Quando feito por quem sabe, esse tipo de ação costuma apresentar um ROI (Retorno Sobre Investimento) extremamente vantajoso.
NUTRIÇÃO DE LEADS
Ao contrário do que muitos podem pensar, vender sua marca, serviço ou produto na internet não envolve ‘encontrar a pessoa certa no momento certo’. Isso pode até acontecer, mas existe uma grande maioria que faz parte desse grupo de pessoas certas, mas talvez ainda não tenha chegado ao momento certo de compra. Identificar isso, segmentar os leads por tipo de interesse, manter o relacionamento, superar eventuais objeções e conduzir esse cliente em potencial pelo funil de vendas aumenta muito suas chances de conversão. Para isso é sempre bom contar com um bom software de gestão e automação de marketing e vendas, identificando o tipo de interesse de cada lead, nutrindo com conteúdo específico e trabalhando de forma proativa essas oportunidades.
Muita coisa para fazer sozinho? Certamente! Para cuidar disso tudo – e muito mais – o ideal é contar com os serviços de uma agência especializada em marketing digital. Com uma presença sólida na internet e bem gerenciada sua empresa aparece para o público certo e desponta meio a concorrência acirrada do mercado.
Siga acompanhando o blog da WEBI e não perca o próximo post com dicas para vender mais com uma loja virtual. Até lá!!