Turbinando conteúdo na internet com vídeos.

O Marketing de Conteúdo é uma das diversas táticas de marketing orientadas a criar e distribuir todo e qualquer valioso conteúdo de alta relevância para atrair e gerar envolvimento em um determinado público-alvo.

Essa forma de marketing digital significa educar, interagir e conversar COM o cliente, para então ENTENDER o cliente. Criando assim, posicionamento e desejo pela sua marca, seja ela pessoal ou empresarial.

Onde se encontra boas oportunidades de distribuição de conteúdo? Principalmente em texto, imagens, games, realidade aumentada (uma moda que passou?), geolocalização, música e claro, vídeos!

O YouTube é a ferramenta de entrada de mais de 85% de crianças e adolescentes em todo o mundo. Porque gostamos tanto de ver os vídeos pela internet? Primeiro porque gostamos de imagens, fazemos parte de uma cultura visual, em que a imagem vale mais que mil palavras. Depois porque conta a história com ilustrações, mostra o que aconteceu. E por último porque podemos compartilhar nossa atenção com outras mídias enquanto vemos e ouvimos ou vemos ou ouvimos.

Ao criar a ideia do vídeo em si, pense nas técnicas que exploram redes sociais para produzir crescimentos exponenciais em branding, com processos semelhantes à extensão de uma epidemia, ou seja, um viral. Não existe uma receita especial para criar um viral, mas seu possível – e gigantesco – potencial para o marketing já demonstra qual a importância de escolher esse tipo de distribuição de conteúdo.

Importante salientar que o conteúdo produzido em vídeo, favorece o SEO de seu site, desde que o mesmo seja bem indexado! 

  1. Para isso, o ideal é inserir o código embed do vídeo publicado em sua página. Assim além de facilitar a indexação não irá ocupar muito espaço em seu site. Ao publicar o vídeo, crie o título e a descrição, como se estivesse criando o primeiro parágrafo de um texto.
  2. Crie frases descritivas e chamativas e use palavras chaves que você quer fortalecer. Cadastre as tags na hora da postagem.
  3. Após inserir o link do vídeo no seu site, realize a troca de links, inserindo neste arquivo o endereço do site/post onde foi ele “embedado”. Assim você ganhará um link externo para seu site.

Apesar do nosso entendimento de qual é a importância do vídeo como contribuição para sua estratégia de conteúdo, lembre-se que não importa a mídia, plataforma, formato, ou linguagem, o que importa é o conteúdo de qualidade.