Novos domínios que vão invadir a internet

O avanço do mundo é feito de revoluções, de mudanças pensadas e inevitáveis diante da expansão que a humanidade cria em cada área que você possa imaginar. Na internet não é diferente. E neste ano de 2014, toda aquela estrutura nominal dos sites que você costuma visitar na internet sofrerá um boom inacreditável.
A questão dos domínios irá passar por mais uma mudança proposta pela ICANN, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, um grupo que cuida de assuntos importantes e essenciais da internet, como o problema dos nomes escassos e das poucas opções de domínios. Pois bem, pontualmente através das décadas, o ICANN propõe reuniões tendo na pauta o aumento de extensões para websites. E você nem sabe o que te espera.
EXTENSÕES QUE VOCÊ NUNCA ESPERAVA ENCONTRAR
O fato é inegável. Há pouco menos de 20 anos atrás havia vários domínios disponíveis, possibilitando uma variação muito legal de nomes. Por exemplo, pessoas podiam registrar sites com apenas uma letra, duas ou três. Era algo fácil de ser feito devido aos poucos registros que já haviam naquele tempo.
Fazendo um paralelo com os dias atuais, isso é algo completamente inimaginável. Registrar um site com apenas uma letra é algo fora de questão. Aliás, se quiser criar um domínio, hoje em dia ele terá que possuir mais de quatro letras, senão será impossível. Por incrível que pareça a combinação de letras se esgotou já nessa quantidade.
E é justamente por causa disso que novos domínios já entraram na década passada, exemplos como .info .pro .net e .name já são bem conhecidos do público. Mas, claramente, isto não é o bastante. E por isso, neste ano de 2014, cerca de 1.500 registros de domínios foram liberados para quem quiser criar um site. São nomes como .guru .bike .holding .venture .clothings .singles .pumbling, entre outras. Hoje em dia você já pode lançar o seu site com estes domínios.
Mas, a novidade não é só essa. Domínios privados para empresas também ficaram disponíveis. São cerca de 150 domínios que foram angariados por empresas ao redor do mundo. E o Brasil não ficou de fora. Os bancos Itaú e Bradesco agora irão contar com domínios como .itau e .bradesco. É algo que os usuários menos engajados da internet não poderiam imaginar acontecer de forma tão rápida. Ou talvez seja o tempo que passa mais veloz do imaginávamos.
NO QUE ISSO MUDA?
Isso resolve uma série de problemas que muitas pessoas tinham ao criar uma empresa. Quem tem ou faz parte de uma Startup sabe o processo desestimulador que é escolher um nome e saber que já não há um domínio disponível para ele. Repetidas vezes. Por sorte, alguém chega com um nome legal e consegue levar. Mas nada que seja tão genial, descolado e que chame realmente a atenção do consumidor como aquele que já estava registrado era.
Com a ampliação dos domínios, a vida para uma Startup ficará mais fácil. Sem falar nas grandes empresas que poderão dominar ainda mais o seu setor do mercado. Isto porque dentro do grupo de 1.400 extensões que ainda vão ser lançadas neste ano de 2014, nomes como .center .web .solar .menu .internacional .lol .vip .email .bar .ninja e .restaurant irão realmente abrir o leque que há no mundo da internet.
Já pensou seu restaurante se registrar num domínio .restaurant? Ou o seu bar conseguir a sua respectiva extensão? Isso tudo será possível. Mas outra mudança também acontecerá nos buscadores e softwares como os da Apple. Se você digitar um site com extensão .bike, você será redirecionado para o Google, pois para o seu software da Apple, tal domínio não existe. Enquanto no computador, você já vai direto para o site.
O ICANN possui ainda solicitações pendentes como “.google”, “.android” e “.youtube”. Outras companhias de tecnologia também fizeram pedidos, mas ainda não foram atendidas. A Apple quer “.apple” e a Microsoft, “.microsoft”, “.skype” e “.bing”
Mas com o tempo tudo se acostumará a este admirável mundo novo que estamos vivendo e iremos viver. E você, acha que isso vai facilitar a sua vida?