Dicas para melhor twittar

A aclamada série de televisão BreakingBad rompeu as barreiras de audiência, tornando-se unânime entre crítica, público e lucratividade. Isso fez com que as redes de televisão aberta tentassem a exibição do seriado que agora está na Rede Record. Mas, uma das coisas que vêm chamando atenção a respeito da exibição é o marketing que o canal está promovendo, sendo um dos assuntos mais comentados das redes sociais.
Ultimamente a bola da vez são os tweets que o canal vem publicando, fazendo piadinhas de quinta categoria com a tabela periódica, por exemplo. Coisas sem muita graça, como aquelas coisas que o seu tio chato fala no jantar de natal. Mas, com graça ou não, vem repercutindo bastante e a Record está conseguindo comprovar aquela máxima “falem mal, mas falem de mim”. O resultado é os trending topics no Twitter e muitas risadas da falta de noção dos profissionais.
Pensando nisso, nada melhor do que ter em mente alguns pontos cruciais para que a sua empresa utilize a rede social de forma correta no ano de 2014. Confira:
A INTERAÇÃO COM OS DEMAIS
O primeiro conselho é sempre ficar atento ao que anda acontecendo na internet. Se você se preocupa com marketing digital, essa tarefa já deve ser um hábito. Pois bem, quer utilizar o Twitter da forma correta? Se certifique de estar atento. E é aqui que você pode se destacar. Está notando um trending topic, uma conversa interessante e que está chamando os holofotes? Então, é hora de tomar a atitude correta. Entrar na conversa.
PENSE BEM…
Em todo esse tempo intenso de marketing digital, estamos acostumados a ver deslizes de figuras públicas e empresas através das redes sociais. Por isso, nunca se esqueça de um dos conselhos mais óbvios para quem trabalha com publicidade e relações públicas: pense bem antes de fazer qualquer coisa.
Casos de repercussão negativa na internet já existem aos montes e pode acontecer com qualquer concorrente seu. Menos com você. Caso aconteça, uma retratação é indispensável. Para evitar esses problemas, sempre pense bem se a sua declaração não vai ofender determinados grupos sociais, se vai lado a lado com a ética e os direitos humanos, mas também os dos animais. Tudo isso deve ser levado em conta. A não ser que você queira criar uma reputação de polêmicas.
Porém, apesar de ainda haver um grupo que prefere conservadorismos e uma certa exclusão social de alguns grupos que fogem desse conceito conservador, convém avisar a você que a maioria da internet não é tão purista assim. Então, procure entender quem é o seu público-alvo, direcionando tweets para ele, mas não se esqueça de que quando algo vai para a internet, o mundo todo pode julgar a sua empresa.
TWEETS PROGRAMADOS
Não é errado utilizar este método desde que ele seja bem usado. Por exemplo, você tem algo para ser publicado sobre uma festa, só que a mesma é cancelada por algum motivo, e daí você publica algo que pode gerar desconforto entre seus seguidores e repercutir de maneira negativa entre os internautas.
Sempre tenha em mente de que qualquer coisa pode virar um caso sério a ser debatido na internet pelos usuários mais ávidos. Então, use o bom senso, controle os seus tweets programados e continue fazendo um excelente marketing digital para a sua empresa.
ENGAJE, NÃO POSTE
Fazer propaganda sobre a sua marca no Twitter é importante, afinal sabemos que além de relacionar-se com seus clientes o segundo grande objetivo é comercial (conversão de vendas ou leads). Por isso, poste de maneiras diferentes, não repita muito os assuntos, promova a sua marca e não apenas seu site, os links são legais mas são tudo.
Os assuntos devem ser variados, mantenha o foco na sua marca e cuidado com posts pessoais e descompromissados, lembre-se, estratégia é tudo. Responda sempre (sem-pre!) e cuide do número de caracteres (mais de 120 pode comprometer RTs) e cuidado com a quantidade de posts diários, o mais indicado é entre 5 a 10.
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Agora nos conte. A sua empresa utiliza muito o Twitter?