Você sabe comprar com segurança pela internet?

Nós da WEBI, sempre nos preocupamos com os aspectos que envolvem as compras pela internet e sugerimos algumas dicas que vão garantir a sua segurança nas transações online. É sempre bom saber o que está sendo comprado e já ter uma certa experiência em atividades deste tipo, senão você pode acabar pagando o pato quando decidir se aventurar pelos e-commerces da vida.
O principal ítem para verificar se o fornecedor é de confiança ou não é através dos meios de contato. Se ele tiver apenas o número do celular sendo exibido, é porque algo não está muito certo. Procure por CNPJ, e-mail e até mesmo por páginas em redes sociais.
E isso nos leva a um ponto muito importante acerca do fornecedor: o que as pessoas estão falando dele. As redes sociais são excelentes medidores de popularidade, mas alguns administradores de páginas possuem uma mania feia de excluir comentários e qualquer outro apontamento negativo para não sujar a imagem da marca.
O bom é que existem sites como o Reclame Aqui, redes sociais como o próprio Facebook e o Twitter, que possibilitam ao consumidor expor a sua verdadeira opinião sobre os serviços, atendimentos e produtos. Com o Reclame Aqui, por exemplo, é só fazer o download do aplicativo para o seu smartphone e com isso, a cada atendimento ruim ou compra mal sucedida, você já pode deixar os comentários pelo seu celular na hora.
Um jeito mais formal de conseguir números de reclamações e índices de solução dos problemas constatados podem ser encontrados no site do Sindec. Ali estão reunidos vários dados de todos os Procons do país. Excelente para quem está querendo mais informações sobre o comércio online. Sempre fique atento à imagem que o fornecedor passa no mercado e se baseie nisso para escolher o que deve ser comprado ou não.

CERTIFICADOS DE SEGURANÇA
A melhor maneira de saber se o site em que você está comprando é de confiança pode ser através da verificação do certificado da página. Geralmente vemos por aí o endereço dos sites com o seguinte início: http://. Pois bem, nunca faça compras quando o início do endereço for esse. A atitude correta é comprar apenas nos sites que se iniciam com https://, que é o sinal de uma conexão segura.
O E-Bit, um grupo que gera certificados aos vendedores de e-commerce, possui uma classificação do tipo: em avaliação, bronze, prata, ouro e diamante. Baseando-se nisso e vendo o logotipo do e-bit no site que você for comprar, já dá para confiar.
A NECESSIDADE DE COMPRAR COM SEGURANÇA PELA INTERNET
E fechamos com uma das dicas mais importantes: preferir lojas onde há um sistema online de transferência, em vez de boleto e débito automático. Porém, se o site é confiável e indicado por amigos e familiares ou conhecidos, pode ficar mais despreocupado.
Aliás, quando você compra em um site por recomendação é sempre mais tranquilo, pois outras pessoas já utilizaram o serviço e não se arrependeram. No mais, sempre guarde qualquer nota, boleto ou qualquer comprovante que será enviado por e-mail, normalmente. Isso será muito importante em caso de alguma incidência.
Seguindo algumas destas dicas, você já terá uma margem maior de segurança para realizar transações online. Boas compras!