Como o Google funciona?

Taí uma coisa que nos é questionado recorrentemente.
Como o Google funciona? Como ele organiza os sites? Quem vai aparecer primeiro? Porque?
Na realidade estas questões são simples, mas para que tenhamos as respostas de uma busca em menos de 1 segundo como o Google nos apresenta há um complexo e engenhoso processo de busca na base de dados do Google. Vamos começar entendendo primeiro que: Quando você busca no Google não está buscando em sites, você está buscando nos monstruosos índices do maior buscador do planeta.
E para que o Google seja extremamente rápido, ele analisa primeiro o nosso site, guarda as informações (as indexa) e quando alguém realiza uma busca, ele busca no seu índice e não nos sites, propriamente dizendo.
Mas como o Google indexa meu site?
Bem, para isso ele usa os indexadores (mais conhecidos como spiders – aranha em inglês), são robozinhos que saem visitando os sites e todos os seus links, criando uma enorme teia (por isso o chamam de aranha) e visitando de página em página, lendo o conteúdo e indexando.
Essa busca, essa leitura de conteúdo é muito grande, chegando a bilhões, trilhões de páginas armazenadas em milhões de servidores espalhados pelo mundo.
Por exemplo, quando realizamos uma busca: “como fazer brigadeiro”
Após apertarmos o enter o Google vai em busca do seu índice em meio às milhões de páginas que contenham aquele resultado, mas como ele seleciona as melhores e as posiciona como resultado da minha busca?
Fazendo perguntas: quantas vezes o site contém a palavra-chave buscada? As palavras aparecem no título? Na URL? O site é de qualidade? É Spam? O site tem boa usabilidade? Baixa taxa de rejeição? O código HTML é semântico?
Além disso, essa busca calcula quantos sites externos apontam para cada site e a importância destes links. E a soma de todas as respostas é que o Google chega ao Índice de Qualidade de um site.