Gestão de marca: como a ausência de branding pode prejudicar sua empresa?

Nem sempre presente no processo de desenvolvimento de uma marca, o branding é uma estratégia ainda pouco utilizada como deveria, porém é fundamental para o sucesso e consolidação de uma empresa no mercado. Apesar de ser comumente confundido com simplesmente o logo de uma marca, o branding vai muito além disso e, se utilizado de maneira eficiente, é capaz de gerar valor para seu negócio, aumentando a percepção positiva de sua marca para os clientes e melhorando a competitividade frente aos concorrentes.

Utilizando as ferramentas corretas de todas as áreas que envolvem a elaboração de um branding efetivo, sobretudo o design, o marketing e a comunicação, fica muito mais fácil criar uma conexão e desenvolver valores, propósitos e ideais que vão ao encontro das necessidades de seus consumidores. Consequentemente, sua marca vai criando uma relação de proximidade e confiança com o público-alvo, fazendo com que ele lembre de sua empresa como referência de determinado produto ou serviço, dentro do segmento que você atua.
Criar uma percepção positiva e uma relação de confiança no consumidor, através de estratégias de branding, é essencial para melhorar a lucratividade de seu negócio, independentemente do preço que você cobra. Uma pesquisa realizada pela Agência Ana Couto Branding, por exemplo, revelou que 67% dos consumidores entrevistados estariam dispostos a pagar mais por um produto de uma empresa com a qual eles se sentiam conectados. Viu como o branding é importante?
Diante da relevância inegável do branding para a consolidação de um negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte, explicamos como a ausência dessa estratégia pode prejudicar sua empresa. Continue sua leitura e confira!

1 – Identidade visual fraca ou inexistente

A identidade visual é uma das maneiras mais eficientes de criar a identificação de determinada marca no cérebro do consumidor. Uma boa identidade visual é composta por logo, slogan, fontes e cores que despertem a atenção das pessoas e as incentivem a se identificar e comprar de sua marca.  
A criação da identidade visual é um processo que exige muito estudo, planejamento e conhecimento de mercado. Não basta apenas utilizar um logo com cores e fontes que você considera “bonitinhas”. É preciso criar uma identidade visual forte, que dialogue com o  consumidor.
As famosas redes de fast food, como o McDonald’s e o Burger King, por exemplo, não utilizam as cores vermelho e amarelo em suas identidades visuais por acaso. Há todo um conjunto de estratégias por trás da elaboração do logo e de todos os elementos que compõe a identidade visual das marcas.
Elaborar a identidade visual de sua empresa faz parte do processo de realização do branding e, sem ele, corre-se o risco de sua empresa utilizar uma identidade visual fraca, ineficiente ou até mesmo ficar sem uma, o que, com certeza, irá comprometer as vendas de seu empreendimento. Por isso, se você não entende de toda a complexidade que envolve a criação de uma identidade visual, contar com profissionais qualificados é a melhor alternativa para o sucesso de seu negócio.

2 Não saber quem é seu público-alvo

A delimitação de seu público-alvo, por meio de estratégias de branding, é capaz de direcionar às melhores práticas de comunicação para obter os resultados desejados. Por outro lado, sem a utilização de branding em seu negócio, você fica sem saber quem é seu público-alvo, quais são suas necessidades, o que eles estão buscando, qual a maneira de consumir deles e tantos outros aspectos que seriam relevantes para sua marca.
Com isso, corre-se o risco de usar uma linguagem ineficiente, oferecer conteúdo irrelevante e colocar em prática outros métodos que não serão úteis para sua empresa; pelo contrário, podem trazer prejuízos.
É importante lembrar que quando falamos de público-alvo no processo de branding, não estamos falando apenas  do consumidor final, também estão inclusos influenciadores, fornecedores e financiadores, por exemplo.

3 – Falta de estratégias para o branding

A falta de conhecimento do público-alvo também compromete a definição de estratégias para o branding. As estratégias estão diretamente ligadas ao propósito que sua marca transmite ao público, sendo capaz de traçar um caminho mais curto para estreitar os laços com os consumidores.
Sem um branding adequado, fica impossível saber quais são as melhores estratégias para sua marca em se tratando de personalidade da marca, canais de divulgação, conteúdos, etc. Em contrapartida, se esses aspectos forem bem definidos durante o processo de branding, as chances de seu negócio utilizar as estratégias corretas e fortalecer a percepção positiva perante o público são muito maiores.

4 – Não conhecer os concorrentes

Não importa se você acabou de abrir seu negócio ou se já está há bastante tempo no mercado, realizar a análise da concorrência é essencial para o branding de sua empresa. Essa etapa engloba a realização de um levantamento de seus principais concorrentes e como está a atuação deles no mercado.
Aqui, o branding é muito útil para saber onde seus concorrentes estão acertando, quais estratégias eles estão utilizando, quais os pontos que precisam ser melhorados, etc. Fazer esse levantamento é importante para que você possa identificar o que é melhor para seu negócio, o que pode oferecer como diferencial e evitar falhas cometidas por seus concorrentes.

Elaborar estratégias de branding e colocá-las em prática não é tarefa simples. Um único erro pode colocar tudo a perder. É preciso muita pesquisa, planejamento e preparação para que tudo saia da melhor maneira possível. Para não correr riscos, o ideal é procurar profissionais especializados em branding, que irão oferecer todo o suporte e ajuda que sua empresa precisa para chegar ao topo do mercado e ser referência no segmento em que atua.

A WEBi é uma agência especializada em marketing digital, capaz de oferecer as melhores estratégias de branding para seu negócio. Deixe sua empresa nas mãos de quem realmente entende do assunto! Entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer por você. #vemprawebi

Não se esqueça que a percepção que os clientes têm de sua marca é um fator extremamente importante para o sucesso ou fracasso de seu negócio!

Até logo! 😉