Como escolher uma ferramenta de automação de marketing?

A automação faz parte de qualquer estratégia de sucesso na área de marketing digital, otimizando os leads de seu negócio e garantindo maiores chances de venda. Mas para que sua empresa possa obter os melhores resultados com essa prática, é preciso contar com uma ferramenta de automação de marketing eficiente e que se adapte ao seu modelo de negócio.

Não pense que as ferramentas de automação são todas iguais. Elas possuem funcionalidades bem diferentes e entender qual é a melhor opção para sua empresa pode fazer toda a diferença nos resultados finais de suas vendas. Sobretudo, é preciso optar por uma ferramenta que automatize processos mecânicos e entregue a melhor experiência ao usuário.
Para que você entenda o que levar em conta na hora de escolher a melhor opção para seu negócio, separamos alguns aspectos essenciais que uma ferramenta de automação de marketing deve oferecer. Confira!

Segmentação avançada

Um dos principais aspectos que se deve observar na hora de optar por uma ferramenta de automação de marketing é a possibilidade de segmentação. Seus leads estão em diferentes estágios do funil de vendas e possuem diferentes interesses de compra, por isso, é preciso segmentar ao máximo sua base e oferecer conteúdos personalizados que realmente irão atender as necessidades específicas de um determinado lead.

Criação de campanhas de e-mail marketing

Por mais que campanhas de e-mail marketing não sejam totalmente personalizadas, elas ainda funcionam como uma boa estratégia para converter leads. O e-mail marketing é uma funcionalidade básica de qualquer ferramenta de automação de marketing e pode trazer ótimos resultados para seu negócio. Portanto, certifique-se de que o software que você irá escolher conta com essa função.

Elaboração de landing pages

As landing pages funcionam como uma ótima estratégia para capturar informações de contato de novos leads e aumentar sua base de e-mails. Quando for optar por uma ferramenta de automação de marketing é importante que ela ofereça a possibilidade de criar landing pages com um layout atrativo, personalizado e com as informações que você precisa coletar.

Acompanhamento de leads

Entender o lead, suas vontades, necessidades, dúvidas, problemas, enfim, ter um conhecimento aprofundado sobre cada possível cliente é essencial para conduzi-lo de maneira correta e fazer com que ele realize uma compra com você. O lead tracking é uma das funcionalidades que permitem realizar essa função. Então, verifique se a ferramenta de automação de marketing que você escolher conta com essa funcionalidade. Ela é extremamente importante em seu processo de venda.

Integração com outras ferramentas

Um software de automação trabalhando sozinho já é capaz de garantir benefícios para sua empresa e otimizar diversos processos. Mas para obter melhores resultados, o ideal é que ele possua integração com outras ferramentas. Ter um CRM integrado, por exemplo, permite acompanhar todo o processo de venda, sendo possível identificar o momento em que o lead realizou o primeiro contato até o fechamento da venda.

Mensuração de resultados

Na área de marketing digital, é praticamente obrigatório analisar as métricas e os resultados de todas as ações que você realiza. E você pode fazer isso através de uma ferramenta de automação de marketing, já que é possível obter dados, informações relevantes e até mesmo relatórios das estratégias utilizadas. Isso permite identificar as ações que estão sendo efetivas e aquelas que precisam de uma melhor otimização. Por isso, na hora de escolher sua ferramenta de automação de marketing, certifique-se de que ela conta com essa funcionalidade.

Aqui na agência WEBi, utilizamos o RD Station, um software de automação criado pela Resultados Digitais, referência nacional em marketing digital de resultados com sede em Florianópolis, e um dos mais completos que existem no mercado. No plano Pro, ele é dividido em cinco telas principais. Abaixo, separamos as principais funcionalidades que o software oferece. Dá uma olhada!

Dashboard

O dashboard é a tela principal e funciona como uma espécie de painel de controle. No dashboard, é possível acompanhar o andamento de suas metas e as 5 páginas mais acessadas de seu site, além de fornecer as métricas sobre o último disparo de e-mail e sobre a última landing page divulgada.

Atrair

Como o próprio nome diz, essa tela tem como objetivo principal atrair visitantes para seu site. É dividida em 5 subtópicos:
Postagem em mídias sociais: criação e agendamento de posts em mídias sociais, atraindo mais visitantes e se relacionando com seu público.
Anúncios no Facebook: promoção de suas landing pages em campanhas do Facebook para acelerar a geração de leads.
Painel de palavras-chave: cadastro e posterior análise de posicionamento das suas principais palavras-chave.
Otimização de páginas (SEO): relatório de SEO sobre todas as páginas de seu site, a partir de uma palavra-chave indicada para cada página.
Ferramentas para blog: sugestões de temas para sua página de blog.

Converter

A função desta tela é converter visitantes em leads. Para isso, conta com as seguintes funcionalidades:
Landing pages: criação e gerenciamento de landing pages.
Formulários: criação de formulários para incorporar em seu site.
Pop-ups: criação e gerenciamento de pop-ups.
Campos personalizados: criação de campos personalizados de acordo com suas necessidades.

Relacionar

Essa funcionalidade tem como objetivo estreitar o relacionamento com seus leads e conduzi-los no funil de venda. Confira as principais funções:
Monitoramento de mídias sociais: acompanhamento de comentários e interações nas mídias sociais.
Base de leads: informações sobre sua base de leads, com nome completo e quantidade de conversão de cada lead.
Lead scoring: possibilidade de encontrar os melhores leads para venda, de acordo com informações coletadas anteriormente.
Lead tracking: monitoramento das páginas mais acessadas de seu site e interação com seus leads de forma personalizada.
Segmentação de leads: agrupamento de leads com características em comum, auxiliando o processo de fluxo de nutrição.
Automação de marketing: criação de fluxos personalizados e acompanhamento da quantidade de leads em cada fluxo.
Email: criação de e-mails com várias opções de templates e acompanhamento de métricas de cliques e aberturas.

Analisar

Como dissemos anteriormente, analisar o resultado de suas ações é fundamental para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Esta tela conta com as seguintes funcionalidades:
Marketing BI: disponível apenas para clientes Enterprise, fornece relatórios personalizados.
Análise de canais: análise das métricas do funil de vendas do seu negócio através dos canais de marketing.
Visitas, Leads e Clientes: acompanhamento de performance de canais, comparando a taxa de conversão de visitas para leads e de leads para clientes.
Fontes de Tráfego e Conversões: acompanhamento da fonte e tráfego de seus leads de forma detalhada.
Alcance: acompanhamento do número de leads diário, semanal e mensal.
Páginas mais acessadas: mostra as páginas mais acessadas de seu site em um determinado período, com tempo de permanência na página e taxa de rejeição.
Relatórios: fornece informações importantes sobre quantidade de visitantes e leads, páginas com melhor desempenho e páginas com maior taxa de rejeição.

Viu como uma ferramenta de automação de marketing pode ser útil para seu negócio? Para que você obtenha os melhores resultados e gerencie o software da melhor maneira possível, o mais recomendado é contar com uma agência especializada com profissionais capacitados para executar essa função.
A WEBi é parceira da RD e, juntos, conseguimos conquistar ótimos resultados para nossos clientes. Quer saber mais? Entre em contato conosco. Estamos prontos para lhe atender e ajudar sua empresa a ter melhores resultados no mundo digital!