Automação de marketing: o que é e qual sua importância?

Se você quer adotar estratégias de marketing digital para sua empresa, saiba que a automação de marketing é um item que não pode ficar de fora. Apostar nessa ferramenta, desde que utilizada corretamente, é certeza de retorno garantido para seu negócio. Dados da Focus Research apontam que 75% das empresas que utilizam a automação de marketing obtém retorno sobre investimento (ROI) em um ano, e 44%, conseguem obter retorno em 6 meses. Além disso, empresas que passam a apostar na automação de marketing como ferramenta de nutrição de leads alcançam um crescimento de 451% em leads qualificados, de acordo com informações do The Annuitas Group. Os números não param por aí: uma pesquisa da Nucleus Research revelou que a automação de marketing é capaz de aumentar a produtividade de vendas de uma empresa em até 14,5%.

Os dados acima revelam a importância de utilizar a automação de marketing como aliada das estratégias de sua empresa. A automação de marketing contribui, sobretudo, para três áreas principais: as redes sociais, ao possibilitar a programação de posts em diversas mídias sociais e obter dados que mostrem qual foi o alcance e resultados de cada publicação; o e-mail marketing, ao permitir o envio de e-mails para cada base de contatos através de um único disparo, o aumento do fluxo de nutrição e o acompanhamento da eficácia de cada ação; e, por fim, a automação de marketing também auxilia a criação de landing pages, pois evita o trabalho manual na criação do design da landing page, podendo até mesmo automatizar o texto com o uso de teste A/B.
Tudo isso tem um único objetivo principal: fazer com que os leads percorram todos os estágios do funil e realizem uma compra de sua empresa. E, para isso, nada melhor do que utilizar a automação de marketing!

Afinal, o que é automação de marketing?

A automação de marketing é um processo que utiliza ferramentas ou softwares para automatizar as estratégias de marketing de uma empresa, otimizando diversas tarefas e facilitando o trabalho dos membros da equipe.
A automação permite atingir públicos em larga escala de forma totalmente personalizada, estreitando o relacionamento com seus possíveis clientes e preparando-os para o momento de compra.

Quais as principais vantagens?

A seguir, você confere como sua empresa sai ganhando ao investir em estratégias de automação de marketing. Dá uma olhada!
Nutrição de leads
Uma das principais funções atribuídas à automação de marketing é realizar a nutrição de leads. Se, quando um visitante preenche o cadastro em seu site ou baixa um e-book, por exemplo, você já oferece seu produto ou serviço para essa pessoa, aí é que mora o erro. Ela pode não estar preparado para o momento de compra e desistir de fechar um negócio com sua empresa, por se sentir invadida e pressionada. É aí que a automação de marketing pode ajudar. Através da nutrição de leads, por meio de e-mail marketing, conteúdos de blog e outros formatos, você educa e prepara o lead para que ele percorra todas as etapas do funil de venda se sinta preparado para realizar uma compra com você.

Personalização do público

Através do uso correto da automação de marketing, você consegue elaborar estratégias muito mais segmentadas e saber exatamente qual é a necessidade de cada persona. Com isso, fica muito mais fácil direcionar o conteúdo certo para a pessoa certa e no momento certo, evitando que todas as personas percorram um caminho em comum. E, como cada persona tem sua necessidade, ao personalizar o conteúdo, as chances de ela percorrer todos os estágios do funil e chegar no momento final de compra são muito maiores. Quem ganha com isso é você!

Maior chance de vendas

Os dois tópicos acima são essenciais para atingir um objetivo comum de todas as empresas: aumentar as vendas. Por meio das estratégias certas de automação de marketing, o lead chega preparado ao momento de compra e, aí, é só sua equipe de vendas agir da maneira correta que as chances de fechar um negócio são garantidas. Isso porque o lead já vai ter percorrido todas as etapas do funil e estará preparado para realizar uma compra de sua empresa. Entendeu a importância de oferecer seu produto no momento certo?

Diminuição do CAC

Com os esforços concentrados nos leads corretos, você reduz, consideravelmente, o custo de aquisição de clientes (CAC), já que você não perde dinheiro investindo em um lead que não irá trazer retorno para sua empresa. Pelo contrário, por meio da automação de marketing você sabe quais são os leads com chances reais de fechar um negócio com você e passa a investir nas pessoas certas. Além disso, com as métricas fornecidas pela automação de marketing, é possível saber quais foram as estratégias que mais deram resultados e investir no que realmente traz retorno para sua empresa.

Aumento da produtividade do time de vendas

Já dissemos que, por meio da automação de marketing, os leads chegam muito mais preparados ao fundo do funil, ou seja, no estágio final de compra. Isso colabora (e muito!) para aumentar a produtividade do time de vendas, uma vez que não é mais necessário realizar o processo de vendas de maneira manual e, ainda, correr o risco de fazer uma tentativa de venda para um lead que não está pronto para comprar. Outra vantagem é que o ciclo de vendas acaba ficando menor, pois o topo e o meio de funil já foram percorridos pelo lead por meio da automação de marketing, sem a necessidade do time de vendas intervir nesse processo.
Deu para perceber que a automação de marketing é importante para sua empresa e capaz de trazer resultados significativos, não é mesmo? Mas, para que esses resultados se concretizem, não basta apenas ter um bom software de automação de marketing. É preciso ir além e traçar boas estratégias de marketing que possibilitem atingir todos os objetivos que foram traçados.
Para que tudo isso seja colocado em prática, nada melhor do que contar com quem realmente entende do assunto. Com a ajuda de uma agência especializada, você obtém muito mais retorno e investe nas estratégias de automação de marketing que mais se adequam ao seu negócio.
Aqui na WEBi, trabalhamos com marketing digital e um de nossos módulos é a automação de marketing. Contamos com uma equipe profissional e oferecemos qualidade e competência em nossos serviços para proporcionar os melhores resultados para nossos clientes. Afinal, ver nossos clientes felizes é o que nos move a continuar trilhando esse caminho. Conte conosco!
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato. Prometemos que iremos responder o mais rápido possível!
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