Saiba como criar uma estratégia de vídeo marketing eficiente

Postado em 30 de maio de 2019 por Agência WEBI na categoria Blog

Tempo de Leitura:
Quantidade de palavras:

Boas estratégias de marketing digital englobam diferentes áreas, indo do desenvolvimento de sites até a aplicação de uma gestão de redes sociais e do inbound marketing. Entre tais alternativas, uma que vem crescendo muito com o passar dos anos é a elaboração de uma estratégia de vídeo marketing.

Empresas de diferentes portes e segmentos já têm apostado neste conceito, visto que ele possui um enorme potencial de obtenção de resultados. Para que você entenda melhor a relevância adquirida pelos vídeos nos últimos anos, acompanhe estes dados: segundo pesquisas realizadas em 2018, o consumo de vídeos desde 2015 aumentou em 90%. Além disso, o diretor do YouTube diz que em 2020 o consumo de vídeos online ultrapassará o da TV.

É inegável, portanto, o tamanho da importância de uma estratégia de vídeo marketing para uma empresa que quer ter sucesso no ambiente digital. Para te mostrar isso melhor, hoje a WEBi trouxe um texto falando um pouco mais sobre o vídeo marketing. Vamos te mostrar os principais benefícios dele e te ensinar como criar uma estratégia eficiente.

Ficou curioso? Quer aumentar os resultados da sua empresa? Então continue a leitura abaixo!

 

Principais benefícios do vídeo marketing

Antes que você pense realmente em elaborar uma estratégia de vídeo marketing, é preciso entender por que ela pode ser tão importante para o seu negócio. Por isso, a WEBi trouxe para você os principais benefícios da utilização de vídeos em um projeto de marketing. Veja:

 

1. Conteúdo consumido com maior facilidade

Dependendo do seu público, segurar a atenção por muito tempo é uma tarefa que pode ser difícil. Textos e até mesmo imagens são conteúdos que, na maioria dos casos, exigem uma concentração que nem todos estão dispostos a investir. Com os vídeos, a situação muda.

Uma peça de vídeo marketing bem desenvolvida e explicativa, que entrega ao público o que ele quer e com a maior facilidade possível, tem grande potencial de atrair a atenção, passar a mensagem e fazer com que o alvo fique satisfeito ao encontrar a resposta que procurava.

2. Aumenta o tempo de permanência em uma página

Como a facilidade do consumo de um vídeo faz com que o público invista seu tempo nele, consequentemente a permanência na página onde o vídeo está postado cresce. Mais tempo em uma página significa mais chances de ler outras informações, aumentando também a possibilidade de navegação pelas próximas páginas do site.

Por fim, como você deve saber, o tempo de permanência em uma página e a taxa de rejeição são alguns dos critérios de SEO avaliados pelos mecanismos de busca. Na prática, isso quer dizer que o vídeo marketing ao aumentar o primeiro e diminuir o segundo ajuda a sua página a ficar em melhores posições no Google.

3. Estimula engajamento

Um dos diferenciais que um vídeo oferece é a oportunidade para o estabelecimento de uma relação com o público. Diferente das imagens e dos textos, ele conversa de maneira mais real com cada pessoa que o assiste, dando a impressão de que ele foi feito somente para ela. E não há nada melhor para nós — consumidores — que a sensação de exclusividade, não acha?

A grande consequência disso é a ascensão exponencial do engajamento. Ao assistir a um bom vídeo e ficar satisfeito com o que viu, o consumidor não só deixará seu comentário, curtida ou compartilhamento, como também recomendará a empresa dentro de seu círculo.

4. Conteúdo viral

Para entender como os vídeos são a melhor maneira de viralizar e agitar a internet, basta olhar para os tantos exemplos de cases de sucesso que temos. Os casos dos “Pôneis Malditos” da Nissan e o “Pergunta lá no Posto Ipiranga” da rede de postos de mesmo nome são alguns dos principais exemplos de vídeos brasileiros que viralizaram e aumentaram consideravelmente a visibilidade das marcas responsáveis.

No entanto, cuidado! O fator viral está exatamente na espontaneidade. Ainda que certos aspectos possam facilitar a viralidade de um vídeo, o ideal é não forçar. Você verá que, em muitos casos, o efeito acaba sendo o contrário.

 

Criando uma estratégia de vídeo marketing

Agora que você conhece os benefícios do vídeo marketing, não resta dúvidas de que esta é uma ótima estratégia, certo? Confira, então, abaixo quais são os passos fundamentais para a criação de um projeto de vídeo marketing eficiente:

 

1. Definição de metas

O que você espera da sua campanha de vídeo marketing? Quais são os resultados que ela deve apresentar? Estes são os primeiros questionamentos que devem ser feitos durante o processo de criação de uma estratégia. As respostas dessas perguntas serão responsáveis por guiar todas as ações, desde o planejamento até o final.

Se a sua intenção é aumentar o número de inscritos em um canal ou de curtidores em uma página, fique atento a este número e veja o quanto ele muda. Se você deseja aumentar o número de leads, monitore este dado. Porém, lembre-se da importância de manter esses números reais e alcançáveis. Assim, é mais fácil atingir resultados crescentes e não desistir por falta de motivação.

2. Análise de público e concorrência

Quer começar a colocar em prática uma estratégia de vídeo marketing? Comece olhando para o lado e vendo o que os concorrentes estão fazendo. Identifique os erros, pense em o que você melhoraria e faça melhor. Posicionar-se trazendo um detalhe que a concorrência esqueceu ou negligenciou é um ótimo primeiro passo para conquistar o público.

E por falar nele… Quando for pesquisar a atuação dos seus concorrentes, dê uma atenção especial ao público também. O feedback da audiência pode dar pistas a respeito do tipo de conteúdo que ela quer receber e, tendo essa informação, você pode dar a ela exatamente o que ela está precisando e querendo no momento.

3. Criação de conteúdo relevante

Você já tem os objetivos definidos, teve ideias para se diferenciar dos concorrentes e sabe o que o público quer. Com todas essas informações em mãos, chega a hora de desenvolver o conteúdo de maior relevância para os seus clientes. Isso não deve ser uma tarefa das mais difíceis, visto que você tem a posse de todos os dados.

Um erro comum aqui é o de “tentar abraçar o mundo com as pernas”. O começo de uma estratégia de vídeo marketing não é o momento para ir direto a uma expansão de público. Ele é, na verdade, a hora de aparecer para um público que já está interessado na sua área de atuação e, consequentemente, conquistá-lo.

4. Divulgação

Por último, temos uma das mais importantes partes de uma estratégia de vídeo marketing. Afinal, de nada adianta produzir um vídeo lindo, persuasivo e com conteúdo relevante para ninguém assistir, certo? Tão fundamental quanto fazer um vídeo de qualidade é divulgá-lo, fazer com que ele chegue nas pessoas certas.

Para isso, aposte nos canais com os quais você e sua empresa já trabalham. O Facebook e o Instagram, entre outras redes sociais, e até mesmo o próprio site são algumas das ferramentas que podem e devem ser utilizadas para divulgar os vídeos. Mas não esqueça, jamais, do Youtube, pois não podemos esquecer que ele já é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o GOOGLE.

 

Se você gostou das possibilidades do vídeo marketing e quer implementar esta estratégia na sua empresa, conte com a ajuda de quem tem a experiência necessária! A WEBi, com mais de 20 anos de atuação, tem o vídeo marketing como uma das suas principais áreas de atuação digital. Conheça hoje mesmo nosso serviço e #vemprawebi!

Gostou do texto de hoje? Para ver mais, siga a WEBi no Facebook no Instagram!