Facebook Ads: conheça sua importância e saiba como utilizá-lo

Que ter um perfil comercial de sua empresa no Facebook é essencial, todo mundo já sabe. Mas você conhece a importância de utilizar o Facebook Ads em seu negócio? Com o constante crescimento da rede, alcançar bons resultados apenas com a mídia orgânica tem sido cada vez mais difícil. Por isso, empresas de todos os segmentos têm notado a importância do Ads e investido nessa importante estratégia para melhorar o desempenho e otimizar os resultados.

Para se ter uma ideia, no final de 2017, o Facebook totalizou cerca de 2,13 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Só no Brasil, são 102 milhões de usuários, que acessam a plataforma todo mês. Ou seja, praticamente metade da população brasileira está conectada ao Facebook. Em se tratando de empresas, são dezenas de milhões de empreendimentos que utilizam o Facebook com o objetivo de melhorar os resultados do negócio de alguma forma.
Diante desses números expressivos, apostar no Facebook Ads tem deixado de ser uma opção para se tornar uma necessidade se você quiser que sua empresa tenha uma boa presença na rede social. Se você ainda não sabe do que estamos, vamos te explicar o que é o Facebook Ads, quais as vantagens e como utilizá-lo como estratégia para seu negócio. Confira!

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é um sistema dentro do Facebook responsável pela exibição de anúncios publicitários nesta rede social. Podemos dizer que é uma espécie de Google Adwords exclusiva para Facebook, mas que permite diversas outras funções que não somente promover uma venda.
Um dos grandes objetivos do Ads é atrair e conquistar clientes que ainda estão nos primeiros estágios do processo de compra, diferente do que acontece no Adwords, em que os anúncios, geralmente, são feitos para clientes em estágios mais avançados e que já sabem o que querem comprar.
Mesmo que os anúncios do Facebook Ads atinjam pessoas que ainda não estão no momento certo para comprar, a plataforma permite realizar uma segmentação precisa para criar anúncios e campanhas assertivas, que realmente irão te ajudar a converter visitantes em clientes.

Quais são os tipos de anúncio?

O Ads permite criar 10 tipos de anúncios com diferentes objetivos. Confira como funciona cada um deles!

Reconhecimento de marca

Se sua empresa está há pouco tempo no mercado e, principalmente, pouco tempo no meio digital, essa deve ser um dos primeiros anúncios que você deve fazer. A campanha de reconhecimento de marca tem como finalidade alcançar um maior número de pessoas que possam engajar com sua empresa e, como o próprio nome diz, aumentar o reconhecimento da sua marca.

Alcance

Com o público definido, a campanha de alcance é utilizada para atingir o número máximo de pessoas. Ou seja, quando você cria um anúncio de alcance, ele é visto por muito mais pessoas do que uma publicação comum, por exemplo.

Tráfego

Esse tipo de anúncio é ideal quando você quer direcionar o usuário para uma página externa ao Facebook, como seu site, blog ou uma landing page. Ao criar um direcionamento para uma página externa, você está aumentando o tráfego destas páginas e, consequentemente, aumentando as chances de conversão.

Envolvimento

Os anúncios voltados para envolvimento podem ter três objetivos principais: aumentar o envolvimento com a publicação, seja por meio de curtidas, compartilhamentos ou comentários; elevar o número de curtidas ou incentivar participações em eventos.

Instalações do aplicativo

Se sua empresa possui um aplicativo próprio e você deseja que as pessoas o conheçam, a melhor forma de fazer isto é através de anúncios de instalações de aplicativos. Quando veiculado, este tipo de anúncio aparece no feed do público selecionar e, ao ser clicado, direciona o usuário para a página de instalação do aplicativo.

Visualizações do vídeo

Vídeos com cenas de bastidores, lançamentos de produtos ou depoimentos de clientes são ótimos para aumentar a conscientização sobre sua marca. Com esse anúncio, você pode ampliar o alcance dos vídeos e fazer com que mais usuários assistam os vídeos que estão em sua página.

Geração de cadastros

Permite que os usuários preencham formulários, facilitando a coleta de informações para que você possa trabalhá-las em prol de sua marca, posteriormente.

Conversões

Tem como objetivo principal analisar o índice de conversões de seus anúncios. Em anúncios em que é possível vender ou capturar informações de leads, você pode instalar um pixel do Facebook para saber a quantidade de pessoas que realizaram a ação proposta no anúncio.

Vendas do catálogo de produtos

Com este recurso, é possível criar anúncios que exibem produto de seu catálogo com base na definição de seu público-alvo. É usado com a finalidade de venda para pessoas que demonstram chances reais de fechar um negócio com você.

Visitas ao estabelecimento

Se você tiver seu endereço comercial configurado no Gerenciador de Negócios, este anúncio permite que você identifique as pessoas que estão próximas, através da geolocalização, e passe a exibir seus anúncios a elas.

Como criar anúncios efetivos?

Antes de criar um anúncio, você precisa ter em mente qual é seu objetivo principal. Somente com um objetivo definido você poderá criar anúncios efetivos que realmente irão trazer resultados para sua empresa.

Segmentação

Quando você vai criar um anúncio no Facebook Ads é preciso segmentar o público que você deseja atingir com aquela ação. Nesse momento, é importante entender o comportamento de seu público-alvo para criar anúncios efetivos e que irão atingir as pessoas certas.
Acertar na hora de configurar a localização, idade, sexo, interesses, renda, dentre tantas outras informações assegura que seu anúncio alcance consumidores potenciais, aumentando as chances de conversão e otimizando o investimento gasto com Facebook Ads.

Orçamento

Quanto irei gastar criando anúncios no Facebook Ads? Muita gente ainda acha que é preciso desembolsar uma boa verba para anunciar na plataforma. A verdade é que com um pouco investimento já é possível criar anúncios que irão trazer resultados para seu negócio. Ao definir o orçamento, você deve saber que irá trabalhar com duas linhas.
Orçamento diário: refere-se a quanto você irá gastar por dia para veicular aquele anúncio no Facebook. Com cerca de R$20 diários, você já consegue alcançar um número significativo de pessoas dentro do público selecionado.
Orçamento vitalício: corresponde ao valor máximo que será gasto durante a vida útil do anúncio.
Na hora de definir o orçamento é preciso saber qual o impacto que você quer causar com aquele anúncio. Claro que quanto mais você investir, mais pessoas aquele anúncio irá atingir, mas analise qual é o orçamento que você dispõe a fim de utilizá-lo da melhor maneira possível.

Imagem e conteúdo

Ok, você segmentou seu público, definiu um bom orçamento, mas de nada adianta se você não criar um anúncio visualmente atrativo e com uma boa mensagem. Procure criar conteúdos pensando exclusivamente em seu público-alvo. Coloque-se nos lugares dos consumidores e pense no que eles gostariam de estar vendo naquele anúncio.
Lembre-se que uma boa imagem e um bom conteúdo podem fazer toda a diferença para que aquele anúncio seja clicado. E não se esqueça que para ter um bom alcance, o texto não pode ocupar mais de 20% da imagem, ok?
 
Como rede social mais usada em todo o mundo, não podemos deixar de incluir o Facebook em nossas estratégias de marketing digital. Mas, mais do que apenas utilizá-lo, é preciso apostar nas ferramentas corretas para tirar o melhor proveito dessa plataforma. E como vimos, o Facebook Ads pode ser um poderoso aliado para otimizar os resultados de sua empresa.
Para que você possa criar os melhores anúncios para sua marca, contar com uma agência especializada é essencial. O Facebook Ads pode parecer uma ferramenta fácil, mas sem boas estratégias e planejamento, você corre o risco de perder tempo e dinheiro criando anúncios que não vão te trazer nenhum retorno.
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