Site responsivo x mobile: conheça as características e principais diferenças

Responsividade auxilia na construção de uma identidade da marca e tem melhor indexação SEO. Versão mobile agiliza e simplifica navegação.
Você quer ver sua empresa bem representada na internet. Procura uma agência especializada em soluções para o ambiente digital, levanta custos, discute estratégias e layout, ai chega a hora de saber: site responsivo ou versão mobile?
Muitos não sabem a diferença, mas a gente vai mostrar hoje pra você quais são as principais distinções entre os modelos e as vantagens que cada um deles tem.

RESPONSIVO
O site responsivo, em suma, é uma página convencional de web com capacidade para se adaptar ao ambiente de acesso do usuário, conforme o dispositivo e os devices utilizados. Desta forma, todo conteúdo e padrão de layout podem ser transportados para as mais variadas orientações, plataformas e dimensões de tela.
Por meio dos mesmos códigos de programação, o usuário pode acessar o site em diferentes dispositivos, sejam smartphones, desktops, tablets ou TVs com acesso à rede.
PRINCIPAIS VANTAGENS
1 Maior consistência: como o conteúdo é o mesmo, independente do dispositivo utilizado para acesso, a aparência é padrão. Não há muita diferença na forma de navegar pelo site em um desktop ou em um dispositivo mobile, oferecendo uma experiência mais uniforme.
2 Consolidação da identidade visual: por ser um único site que se orienta de acordo com a necessidade, o conceito original do design é mantido, contribuindo para as ações de branding.
3 Fácil atualização: a responsividade simplifica a manutenção do site no que diz respeito à modernização. Caso surja uma nova forma de acesso mobile, basta adicionar alguns códigos e uma nova folha de estilo CSS que tudo se resolve.
4 Melhor indexação SEO: especialistas apontam que embora a diferença seja pequena, um site responsivo indexa melhor às ferramentas de busca.

VERSÃO MOBILE
Já a opção por versão mobile implica na construção de um site totalmente novo, ou seja: você terá dois sites, um para desktops e outro para dispositivos móveis. Normalmente, seus layouts e códigos são ‘resumidos’ para que possa rodar melhor nos padrões ainda defasados de internet para aparelhos mobile no Brasil.
Se por um lado você ganha um pouco em velocidade de acesso, por outro, pode perder na questão da consolidação da identidade visual da marca, sem falar no custo mais elevado de construir um projeto totalmente diferente.
PRINCIPAIS VANTAGENS
1 Customização: por ser totalmente adaptado para smartphones e tablets, a versão mobile permite uma customização diferenciada, voltada especificamente a comandos em touch-screen, por exemplo. Possibilidade de utilizar serviços de geolocalização e ligação com um toque também são diferenciais.
2 Simplicidade: o design é integralmente pensado para uma navegação em dispositivo móvel, com telas compactas. Isso resulta em um site mais leve e fácil de visualizar neste tipo de aparelho.
Com algumas colocações pontuais feitas, agora é a hora de você pôr na balança os prós e contras de cada alternativa e optar por aquela que lhe parecer mais interessantes.
Para encontrar as melhores soluções, você e sua empresa podem contar com a Agência WEBi. São mais de 15 anos desenvolvendo projetos para ambiente digital. Faça contato e saiba tudo que a WEBi tem para oferecer.