Lancei meu site! E agora?

As pessoas vivem se perguntando o que devem fazer depois que lançam uma loja virtual, um site bacana com sistema gerenciável ou um blog. “Compartilhei meu projeto no meu Facebook, entre meus amigos, mas ainda não estou vendendo muitos produtos online”. É muito comum ouvir esse tipo de coisa por parte daqueles que estão ingressando sua jornada na internet e eles não estão sozinhos, segundo uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) cerca de 70% das lojas virtuais aqui no Brasil não conseguem fazer ao menos 10 vendas por mês. Apesar desse gigantesco crescimento do e-commerce por aqui, com uma previsão de faturar quase 40 bilhões de reais em 2014, a maioria ainda não consegue se pagar. Então, separamos algumas dicas para dar um pontapé inicial upgrade no seu negócio online, vamos lá.

MARKETING DIGITAL
Antes de começar a falar sobre qualquer coisa, temos que partir do básico. Já falamos sobre isso aqui no blog e também está disponível em nosso site, é o princípio de tudo. Definir as palavras-chaves, análise de métricas, criar uma estrutura amigável, otimizar as páginas, links externos, entre outros, são os principais serviços do Marketing Digital. Isto envolve uma série de fatores que realmente são difíceis de se notar na prática, porém, no final do mês refletem nas vendas. Aparecer no Google e em outros buscadores é fundamental, trabalhar essa busca orgânica é essencial para as pessoas encontrarem o seu negócio. Dúvidas? Troque uma ideia com os nossos heróis 🙂
GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS
Mesmo que essa parte do artigo pertença, também ao Marketing Digital, resolvemos separar um espaço único a ela e dar uma atenção especial. O motivo é simples: você precisa aparecer. Sim, dar as caras. E não apenas se expor, é preciso ouvir e responder. Os seus clientes querem conversar com a sua marca, receber novidades, participar ativamente do que acontece na empresa. Vamos cortar a parte de que seu sobrinho cuida do seu Facebook e não tem resultado, pois se você chegou até aqui já sabe que é necessário um profissional ativo e experiente para cuidar da imagem da sua empresa nas mídias sociais. Mas isso vai me ajudar a vender mais? Sim e não, também. Um serviço não exclui a necessidade de outro, mas já é um gigante caminho para aumentar as vendas. Já bem diz o ditado que a propaganda é a alma do negócio. Isso inclui o que exatamente?

  • Pesquisa e planejamento – briefing; análise de concorrentes; o que estamos fazendo; público-alvo; anúncios; calendário de ações.
  • Ciclo social – criar; personalizar; atualizar; gerenciar; medir; fim ou não.

Existem uma série de estratégias por trás de uma simples página no Facebook ou um post legal no seu blog. Entender esses dados, compreender os diversos caminhos e manter a coisa funcionando não é obrigação sua como dono de empresa, mas é seu dever incluir este serviço no dia-a-dia do seu negócio. Falar sobre os seus produtos é legal, vender 3 por 2 com 50% de desconto ou frete grátis, tudo isto é muito lindo. Infelizmente, não é suficiente. O negócio precisa ser mais transparente e mais uma vez: se expor. Se expor com responsabilidade e técnica, então, fale com os heróis responsáveis por isto. Se quiser ir se acostumando com a ideia, pode falar com a gente lá no Facebook mesmo!
LINKS PATROCINADOS
Como vocês já sabem, um super herói não consegue fazer tudo. Mãããsssssssssssss, todo herói tem o seu parceiro. E nós como somos inteligentes, trabalhamos com a SUPER CLINKS, certificada Google em Santa Catarina. Eles fazem um serviço fundamental para você que gostaria de aparecer ainda mais no Google, com anúncios e outras estratégias bem diversificadas, vale a pena conferir.

E O RESTO DO MUNDO? 

Nenhuma mídia caminha sozinha, é preciso fazer uma integração com várias plataformas para atingir o usuário inúmeras vezes. Também, é importante criar ações offline para elevar as suas vendas. Infelizmente não é a nossa especialidade aqui na WEBi, mas super indicamos que você diversifique seus investimentos para complementar suas ações online como, por exemplo, panfletos empurrando seus clientes físicos a sua loja online. Também é legal criar ações na loja física, conversando com os clientes sobre o seu Facebook, blog ou loja virtual, enfim. Vale tudo para empurrar as vendas lá no topo!

BLA BLA BLA QUAL A LIÇÃO NO FIM DAS CONTAS? O QUE FAZER?
Aparecer, se expor, dar a cara, manter-se vivo, transparente, conectado. Esqueça seus amigos do Facebook, eles são o básico e não podem se transformar nas suas únicas visitas. Invista em Marketing Digital, mídias sociais, links patrocinados, ações offline e também (principalmente) online. Será que as pessoas conhecem o seu negócio? O seu produto é atraente, mas não se vende sozinho? Porque as pessoas precisam comprar na minha loja? O que o concorrente faz que eu ainda não faço? Se pergunte várias vezes e se não achar a resposta, pergunte pra gente! E se achar a resposta, fale com a gente, também. Com certeza temos algumas soluções super poderosas para o seu site 🙂