Inbound Marketing: conquistando autoridade com a criação de textos incríveis

Postado em 21 de março de 2019 por Agência WEBI na categoria Blog

A conexão entre marcas e pessoas mostra ao mercado e à sociedade de consumo o propósito e o posicionamento das empresas. No caso em questão, estamos falando de empresas e marcas com notório reconhecimento público.

É com base nesse processo de consumo e fidelização por determinada marca – constante e organicamente – que empresas, ao longo do tempo, constroem boas reputações e recebem do seu público a autoridade necessária para “discursar” sobre temas do seu meio.

 

“Os valores de uma empresa são perpetuados ao longo do tempo, mesmo que ela não exista mais. Ficam no inconsciente coletivo e na história da marca: propósito e essência”

 

A Ferrari é um caso clássico de marca que transcende à venda – pura e simples – de automóveis esportivos. Ela vende valores associados a status, poder, força, requinte e elegância. E não são valores que qualquer “cidadão comum” pode ter. O aspirante a comprador precisa circular ou integrar determinada casta de indivíduos bem-sucedidos que detém condições extra-série de compra e relacionamento.

O valor agregado de certas marcas permite que elas se tornem referências em seus mercados. Essas marcas são procuradas naturalmente e a tomada de decisão pela sua compra é automática. A autoridade da marca é construída assim, quando o seu valor vende os seus produtos – independente de questões mercadológicas.

A Ferrari é um caso à parte, sui generis, pois a força da marca é tamanha que é ela quem escolhe para quem quer vender seus carros. Ousaríamos dizer que ela atingiu uma “meta-autoridade”. “Está acima do bem e do mal.”

 

“No momento em que uma empresa atinge maturidade de mercado e sua marca – autoridade – podemos dizer que a sua reputação está mais que consolidada”

 

Mas para que tudo isso ocorra – uma marca detenha autoridade no discurso, seja top of mind inconteste para o seu target e sua reputação permita que suas vendas aconteçam muito em função dos seus valores – é necessário que belas estratégias de marketing façam parte do seu cotidiano.

Essas estratégias, certamente, contemplam um conjunto de técnicas para a criação de conteúdos que promovem autoridade e reputação às marcas.

E agora, como se tornar autoridade na área (como é o caso da WEBi… rs) e fazer com que a sua reputação seja o trampolim necessário para o aumento de suas vendas?

 

A WEBi mostra “pra” você o caminho das pedras… escreva conteúdos fod…s!!!

Let´s Rock!

 

Conquistando autoridade com a criação de textos incríveis

Precisamos, de antemão, informar três comportamentos distintos, porém relevantes, para a total compreensão do tema. São eles:

1- Segundo estudo realizado pela Sprout Social, 74% dos consumidores são orientados por meio de suas redes sociais a realizar compras. A interação entre marcas e pessoas está cada vez mais presente nos hábitos de consumo de usuários e clientes.

2- A Officina Sophia Retail – Agência de Pesquisa de Mercado da HSR – aponta, em pesquisa realizada sobre comportamento do consumidor, que 67% das pessoas tomam decisões de compra e estão dispostas a pagar mais por marcas – produtos e serviços – com as quais compartilham valores e crenças.

Vale ressaltar: empresas com longas trajetórias em seus respectivos mercados, com marca reconhecida e respeitada pelo grande público – e que estabeleceram com o seu cliente relações de proximidade e pertencimento, passaram necessariamente por estágios de construção de autoridade e reputação.

 

“Essas qualidades surgem com o tempo; nada acontece sem trabalho árduo, insistente e com boas práticas de marketing”

 

Após a conquista desses atributos, seus consumidores se tornam automaticamente identificados, não só pela marca, mas, sobretudo, pelos seus valores e propósitos.

 

3- Já a Label Insight, indicou que 94% consumidores tendem a ser mais leais a marcas que ofereçam transparência em seus processos de compra, assim como em suas relações com o mercado. A essência da empresa está claramente “estampada” na forma como ela conduz seus negócios, seja com pessoas – seja com parceiros.

A transparência, como todos podem imaginar, está diretamente relacionada à confiança e autoridade. Quanto mais transparente for a empresa, maior confiança ela passará aos seus consumidores e – por consecução – a sua autoridade será revertida no aumento do volume de suas vendas. Clientes procurarão sempre por essas empresas antes de buscar por seus concorrentes.

O conteúdo é estratégia importante porque, além de atrair potenciais clientes, você gera um volume de informações úteis que podem fazer a diferença no dia a dia das empresas quando precisam tomar decisões. Ou seja, quanto mais preciso e “cirúrgico” o conteúdo publicado for, maior relevância ele perceberá – e é assim que os clientes passarão a enxergar a sua marca, como algo importante e necessário para eles.

 

A WEBi falou muito até agora sobre a relação entre marcas e clientes – e como os valores de uma empresa influenciam diretamente nos hábitos de consumo das pessoas.

Então, para que marcas virem referências e permeiem o inconsciente popular, até de quem as desconhece – como falado – é necessário um EXCELENTE planejamento de marketing digital que utilize as técnicas mais modernas de inbound marketing, uma delas é a construção de conteúdos baseados em técnicas de SEO.

 

Chega de papo! Vamos o que interessa!

Produzindo textos espetaculares que geram relevância e engajamento às empresas

Precisamos observar alguns passos para a redação desses textos que, certamente, tornarão o seu conteúdo mais atrativo, “encorpado”, além de possibilitar a atração de novos clientes. Darão a autoridade que a sua empresa tanto procura.

 

Conhecendo a fundo o segmento

É certo que quanto menor o segmento ou área de atuação, maior será a facilidade de redigir conteúdos que atendam às necessidades do público que se pretenda atingir.

Uma empresa de menor porte, que ofereça menos produtos/serviços, apresente soluções de tranquilo entendimento do público em geral e que tenha em seu consumidor final, uma persona descomplicada e de fácil composição – terá muito mais facilidade, assertividade e precisão para gerar conteúdos que valham a pena aos seus usuários.

Agora, sendo grande ou pequeno, não importa – o que importará serão os níveis de detalhamento e precisão na construção da persona e na compreensão dos hábitos e comportamentos do seu target.  

De posse de tais informações, o seu conteúdo sim, será “utilíssimo” e dará à sua campanha – os resultados e a autoridade planejados.

 

O que te torna único?

A sua empresa tem uma identidade organizacional, certo? Certo! Missão, Visão e Valores – assim como propósito e essência – já estão mais do que “batidos”, certo? Certo! Com certeza, você e ela, fazem algo de único, de extraordinário, que ninguém mais faz… atendimento, “social value”, entrega, prática, etc. – certo? Certíssimo!

Meu caro, é hora de você utilizar (caso ainda não tenha feito) o uso de todas essas qualidades ao seu favor. “Use e abuse” de todos os predicados que fazem da sua marca, única dentre os concorrentes. Caso não saiba, os seus concorrentes diretos, que disputam share ferozmente contigo, praticam essa técnica há muito tempo; tenha certeza disso!

 

O Pulo do Gato – “ace up one’s sleeve”

A agência WEBi tem adotado para os conteúdos do seu blog, uma espécie de discurso que se apoia em elementos da metacomunicação. Além de conversar com o seu leitor, “encharca” o conteúdo com gatilhos mentais, saindo – impreterivelmente – do trivial.

Ora em primeira pessoa, ora em segunda ou trabalhando com praticamente todas em um único texto, de maneira a torná-lo uma grande conversa – agradável e interessante (por vezes curiosa), a WEBi trouxe essa técnica “à baila” para dizer em alto e bom som: “fazemos assim porque somos assim e essa prática nos rende excelentes resultados”.

Mesclando sempre bom humor com textos demasiadamente técnicos, acredita que, apesar de suas densidades, consiga atingir a essência do inbound marketing.

 

“Nada mais, nada menos. O inbound marketing exige conteúdos muito bem construídos, relevantes e estruturados sobre técnicas eficazes de SEO”

 

Construa textos que façam sentido e sejam únicos!

Estamos cansados de ver por aí, talvez seja o que mais tenha, conteúdos rasos, de péssima qualidade, sem os requisitos mínimos para denominá-los até de “conteúdos” – e sem as bases bibliográficas necessárias para a validação da autoridade que queremos passar ao leitor. Ah, esquecemos de dizer! E o português, hein?! Sobre isso, deixaremos quieto… (rs).

Lá no passo 3, quando falamos em relacionamento transparente com mercado e consumidor – o texto incrível, profundamente embasado e que leva a marca da sua empresa, mostrará a seus seguidores e clientes o quão confiável ela é. O lead, usuário ou cliente sabe muito bem que a sua entrega é honesta, que você trabalhou – noite e dia com dedicação – para superar as suas expectativas e que ele, a qualquer momento, pode contar contigo. Com sua marca. Com sua empresa.

 

“Empresas que geram valor, por quaisquer processos que sejam, trabalham muito. Têm equipes altamente comprometidas com o sucesso do cliente e com a marca que representam.”

 

Coisa que é fato e nem precisaríamos falar: textos assim… são incríveis, únicos, geram valor e vendem!

Nós da WEBi, sugerimos que você e sua empresa saiam da zona de conforto da “mesmice” e comecem a pensar em estratégias que permitam o atingimento de todos esses valores. Somos parceiros para te ajudar nessa empreitada. Queremos o seu sucesso, assim como batalhamos pelo nosso diariamente.

 

Vamos lá! Já está produzindo conteúdos irresistíveis? Se não, o que ainda está faltando para começar?!

 

Venha conversar conosco e desvendar os mistérios das melhores estratégias de inbound marketing que deixam os nossos clientes encantados. #vemprawebi

A nossa Liga de Superheroes está na Sala de Justiça a postos para vencer juntamente com a sua empresa mais essa grande batalha! Entre em contato conosco e ganhe mais esse superpoder!